O Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou nos dias 01 e 07 de fevereiro uma “Oficina de elaboração de projetos de extensão” para os acadêmicos veteranos do 2º semestre. A atividade extensionista foi realizada em duas edições, para os turnos manhã e noite, na sede da instituição.

Na ocasião, a professora responsável pela gestão de Extensão e Pesquisa do Curso, Profa. Ms. Valéria Pontes apresentou o plano de ação para o ano de 2022 e abordou “a importância de estender a faculdade para além de seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes e articulando a extensão universitária com o ensino e a pesquisa”, afirma a professora.

A gestão de extensão e pesquisa é responsável por articular e coordenar as atividades de extensão no âmbito do Curso de Direito através de programas, projetos, prestação de serviços, atividades culturais, cursos, eventos e etc. Com a realização desta oficina, espera-se desenvolver projetos de extensão que fortaleçam o protagonismo discente, onde os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer as atividades em andamento, e propor novos projetos visando o desenvolvimento de ações na cidade de Sobral e região, onde priorizamos a necessidade das comunidades do entorno da faculdade e das cidades de referência para nossos acadêmicos gerando o desenvolvimento local e regional.

“O NDE de Extensão e Pesquisa do Curso de Direito da F5 tem promovido semestralmente aos seus alunos um momento dinâmico e construtivo. Além de instigar um conhecimento científico nas pesquisas elaboradas, percebo o quanto é satisfatório planejar, elaborar e executar toda a ação. Não se trata apenas de horas complementares na base curricular do discente, trata-se do estímulo, socialização e interação proporcionado pela faculdade para com todos” afirma Zoranildo Mourão da Silva, acadêmico do 2º semestre do curso de Direito.

Dessa forma, os alunos sentiram-se instigados a produção científica e análise crítica da realidade, e ao mesmo tempo refletiram sobre a extensão enquanto forma de articulação entre faculdade e sociedade por meio de diversas ações.