No dia 15 de março, a professora Ana Débora, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho, passou a aplicar dentro da disciplina de Direito Constitucional, a aprendizagem baseada em equipes como metodologia ativa na preparação para o Exame de Ordem e para prática profissional.

Os principais atrativos do método empregado, é levar o estudante ao longo do processo de ensino-aprendizagem a desenvolver uma autodidática, aliada a constante busca por informações. Deste modo é possível articular os conhecimentos que o estudante já tem com outros membros de seu grupo, estimulando uma construção ativa de resoluções para os problemas dados nos estudos.

A interatividade proporciona motivação, que é estimulada pela curiosidade sobre os temas de cada área de estudo e as habilidades de comunicação individual e coletiva, essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem de todos os alunos.

E ao final de cada conteúdo ministrado na disciplina, a professora Ana Débora aplica um Team-Based Learning (TBL), um método educacional que vem sendo cada vez mais difundido nos espaços de aprendizagem em equipes como forma de reforçar o aprendizado, bem como revisar o que foi visto e preparar os alunos para a primeira fase do Exame de Ordem, utilizando um estudo de caso prático, com decisões recentes do STJ e STF. Os alunos da disciplina do instrumento identificam os fatos e levantam suas hipóteses na tentativa de encontrar a solução do problema.

“O feedback dos alunos tem sido bastante positivo, pois eles aprendem os conteúdos de forma ativa, por meio de análise de caso prático, tomando por base questões do “Exame de Ordem”, afirma a professora Ana Débora.