[vc_row][/vc_row][vc_column][/vc_column][vc_column_text]A inovação, sem dúvida, passou a fazer parte da metodologia adotada nos cursos de graduação da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). O curso de Enfermagem, por exemplo, tem buscado estimular a criatividade dos discentes através de ferramentas online e offline desde do início da pandemia, quando as atividades tornaram-se remotas.
Dentre os projetos que tornam a educação a distância mais dinâmica e reflexiva, destaca-se a “Proposta Tecnológica Inovadora (PTI)”, que tem por objetivo incentivar os professores a utilizarem metodologias que facilitam e enriquecem a aprendizagem; estimular a autonomia e a criatividade do estudante; adotar estratégia motivadora, estimulando o estudante a buscar fontes de conhecimento adicionais, possibilitando aprendizagem.
No decorrer dos semestres, várias foram as propostas inovadoras utilizadas nas aulas do curso de enfermagem, especificamente na disciplina de Anatomia Humana, dentre elas, destacam-se:
Uso de um modelo de software BioDigital Human em 3D durante as aulas síncronas: O 3D é interativo e é usado como forma comprovada de aumentar a compreensão e a velocidade na educação sobre anatomia, doenças e tratamento.
Uso do Software modular para ensino anatômico (Athena Hub) durante as aulas síncronas: modelos virtuais tridimensionais e utilização do cadáver digital: É um software modular para ensino anatômico, possibilita a visualização e estudo de imagens médicas, desenvolvido para dissecação e estudo da anatomia humana, dotado de ferramentas da visualização, interação e análise, utilizando Atlas Anatômico e Cadáver Virtual. Trata-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada do corpo, utilizando exames tridimensionais ou em planos.
Os professores utilizam o aplicativo, como forma de complementar o aprendizado dos alunos, após a exposição dialogada com slides, deixando o momento mais dinâmico e interativo. Neste sentido, a utilização dessa ferramenta estimulou a participação dos universitários, além disso, ocasionou perguntas que não estavam diretamente relacionadas ao assunto abordado, mas que foram surgindo durante a aula.
Construção do “Banner Virtual em 3D de Anatomia Humana: Os estudantes da disciplina de Anatomia Humana durante o semestre 2021.1, constroem “Banner Virtuais”, utilizando imagens de estruturas anatômicas em 3D, sobre os diversos sistemas do nosso corpo humano, utilizando alguns aplicativos e softwares em 3D. Para a construção do banner virtual, os discentes realizam a busca de softwares ou aplicativos em 3D, como:
ZIGOTEBODY – É um website onde se pode visualizar um modelo anatômico 3D do corpo humano. Estão disponíveis modelos do corpo humano (masculino e feminino) em várias camadas, permitindo a visualização de forma intuitiva e o estudo detalhado dos músculos aos vasos sanguíneos. Disponível em: https://www.zygotebody.com/.
INNERBODY – A empresa norte-americana InnerBody Reseach disponibiliza gratuitamente uma atlas visual interativo para os alunos explorarem todos os sistemas do corpo humano. Com ilustrações realistas, os estudantes navegam clicando nas imagens ou selecionando diretamente os elementos que compõem os sistemas separadamente. Disponível em: https://www.innerbody.com/htm/body.html.
HiDoctor® Atlas – É um aplicativo de visualização e busca online de ilustrações de Anatomia Humana, incluindo órgãos, tecidos, células e outras partes do corpo humano. Disponível em: https://www.hidoctor.com.br. ou através do aplicativo no Google Play.
De acordo com a Coordenadora de Enfermagem, a Profa. A Dra. Roberlandia Lopes, “a experiência da produção do Banner Virtual durante o semestre 2021.1, será trabalhada usando a criatividade dos discentes em análises de imagens em 3D, disponíveis nos aplicativos e softwares, onde essas imagens serão interpretadas, ajudando na motivação dos discentes em aprofundar os conhecimentos na Anatomia Topográfica, realizando a aplicação da teoria na prática. Assim, tanto estudantes como professores, podem usufruir desta ferramenta educacional, que vem ao encontro da utilização de metodologias ativas e de tecnologias da informação e comunicação, possibilitando práticas pedagógicas inovadoras”, destacou.
Monitoria Online de Anatomia Humana – Os discentes da disciplina de anatomia humana faz uso do Software 3D Human Anatomy Atlas-3D, disponível no https://www.visiblebody.com/mobile-site-license-access.
Nos momentos iniciais da monitoria online, é utilizado o PowerPoint que é exibido no Google Meet, para exibir o conteúdo teórico. Para demonstração de peças anatômicas, utiliza-se o aplicativo 3D: Human Anatomy Atlas (desenvolvedor Visible Body), o qual pode explorar o corpo humano em uma realidade tridimensional.
Neste software, é possível escolher a região que será observada, planos e secções corporais, órgãos isolados ou incluídos num sistema, dentre outras funcionalidades. Ademais, fornece informações sobre o órgão como localização, função e patologias associadas. Como recursos extras, há animações sobre o funcionamento de sistemas, quizzes para resolução, e produção de cards personalizados esquemas de observação para uso posterior.
Seguem imagens abaixo, exibindo os momentos da monitoria online, utilizando o aplicativo 3D:[/vc_column_text][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10981,10982″ img_size=”640×480″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Deste modo, conforme as imagens acima, as monitoras projetaram uma imagem tridimensional de um corpo humano com osso completo, e enquanto os membros explicavam o funcionamento do Atlas, ia retirando da exibição dos sistemas até sobrarem apenas aqueles escolhidos pelos estudantes para aprofundamento posterior. À medida que as explicações iam sendo realizadas, eram escolhidos ossos específicos, indicando sua localização, órgãos próximos e cortes anatômicos.
A utilização do aplicativo permitiu que as monitoras explorassem os sistemas de acordo com as indagações da turma e esclarecessem suas dúvidas. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]