Curso de Psicologia da F5 abre processo seletivo para a Liga de Psicanálise e Políticas Públicas

A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o processo seletivo da Liga de Psicanálise e Políticas Públicas, vinculada ao Curso de Psicologia. O edital nº 15/2025 oferece 15 vagas para discentes interessados em integrar esse projeto, coordenado pela Profa. Ana Mara Farias de Melo.

O objetivo da Liga é criar um espaço de debate, estudo, extensão e pesquisa sobre Psicanálise e Políticas Públicas, com enfoque em conceitos contemporâneos que articulem ambos os campos, visando à formação integral dos acadêmicos.

Dentre os objetivos específicos da Liga, estão o fomento a um espaço de escuta e expressão para jovens que participam do Projeto Estações da Juventude, em Sobral, promovendo o fortalecimento da subjetividade e da identidade juvenil, além de estimular a produção artística como meio de elaboração psíquica e social.

O projeto também busca contribuir para o debate e pesquisas sobre juventude, subjetividade e políticas públicas, articulando sua experiência com iniciativas da Política Nacional de Juventude, especialmente nas áreas de cultura e educação.

Para se candidatar, o discente deve atender a alguns requisitos, como estar regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Psicologia da F5 ou de outras instituições do grupo AIAMIS, cursando o 2° período para o grupo de estudos ou o 3° período para as atividades de extensão. Além disso, é necessário ter disponibilidade de, no mínimo, 1 hora semanal para o grupo de estudos e 2 horas quinzenais para participar das ações de extensão e supervisão. Os candidatos também devem estar disponíveis para reuniões quinzenais e extraordinárias, conforme agendamento.

As inscrições estarão abertas de 10 a 14 de março de 2025, e os interessados devem preencher a ficha de inscrição online através do link inscrição online. A entrevista grupal acontecerá no dia 17 de março de 2025, e o resultado será divulgado em 18 de março de 2025. As atividades dos grupos de estudo terão início em 20 de março de 2025 e a vigência da participação será de março a junho de 2025.

Para o início das atividades, é obrigatória a participação de, no mínimo, 5 alunos da F5 e de outras instituições do grupo AIAMIS. O número máximo de participantes será de 15. Os encontros do grupo de estudos ocorrerão quinzenalmente, às quintas-feiras, das 16h30 às 18h30, com o dia e local definidos pelo professor orientador. Já as ações de extensão e supervisões também ocorrerão quinzenalmente, seguindo a mesma frequência e horário. Será emitido um certificado de participação ao final do projeto.

Os discentes participantes da Liga Acadêmica deverão se comprometer a desenvolver as leituras e estudos propostos pelo professor-orientador, cumprir uma frequência mínima de 75% das atividades semestrais e garantir a inclusão de seu nome em publicações e trabalhos apresentados em congressos e seminários, sempre mencionando sua participação na Liga de Psicanálise e Políticas Públicas.

O descumprimento das condições estabelecidas nesse Edital poderá resultar em desclassificação. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Psicologia da F5.