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Curso de Psicologia da F5 realizou a II Semana de Psicologia com o tema “Fazeres e Práticas Inovadoras da Psicologia na Contemporaneidade”

Entre os dias 17 de abril e 06 de maio de 2024, o Curso de Psicologia da F5 realizou a II Semana de Psicologia com o tema “Fazeres e práticas inovadoras da Psicologia na contemporaneidade”, além de trazer contribuições à sociedade mediante a produção e compartilhamento de saberes no âmbito acadêmico/científico por meio da exposição, debate e troca de conhecimentos entre os diversos ramos do saber da ciência psicológica.

A II Semana de Psicologia da F5 foi aberta aos estudantes de psicologia, a estudantes de outros cursos e/ou outras IES, a professores, a profissionais da psicologia e ao público em geral que tinham afinidade com a temática principal do evento e teriam alguma contribuição na construção do conhecimento com a divulgação de seus trabalhos científicos. Segundo a Coordenadora do Curso de Psicologia, Profª. Ma. Ana Mara Melo, “o evento representou um espaço valioso para discutir a prática psicológica e os debates contemporâneos em psicologia”.

A solenidade de abertura foi realizada no espaço de convivência da instituição, contou com a mediação do Prof. Me. Annielton Borges, com a presença da Diretora Acadêmica da F5, Profª. Ma. Francisca Lopes de Souza, da Coordenadora do Curso de Enfermagem e de Pesquisa Profª Ma Dra. Roberlândia Evangelista Lopes Ávila, da representante discente Emanuelle Lopes do 5° semestre noite e monitora da semana, Profª. Ma. Ana Mara Farias de Melo e o convidado palestrante psicólogo Venícius Bermardo do Nascimento, que tem mestrado em psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em saúde mental e redução de danos. Na ocasião, houve a palestra magna sobre “Desafios e Possibilidades na construção de uma Psicologia antirracista: Desconstruindo o racismo na Prática”.

A prof. Ma. Francisca Lopes destacou em sua fala a relevância da palestra inaugural da Semana de Psicologia da F5, a qual abordou de maneira profunda os desafios e as oportunidades na construção de uma psicologia antirracista. Este tema está intrinsecamente ligado ao projeto do Pet Saúde, que iniciou-se e visa investigar as questões do racismo e as desigualdades resultantes na vida das profissionais presentes e futuras do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou com mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, apresentações artísticas, dentre outras atividades acadêmicas.

Já no dia 07 de maio, pela manhã, houve uma mesa redonda sobre a temática “Psicologia Educacional e Práticas Emergentes: A Função do Orientador Educacional”, ministrada pela psicóloga clínica e gestalt-terapeuta, pós-graduada em Avaliação Psicológica. E atualmente atua no serviço público de Sobral como Orientadora Educacional, e é professora de pós-graduação no Instituto Formar e Psicoterapeuta Glaciliana e pela psicóloga Francisca Bruna Pereira Farias que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Psicologia e Políticas Públicas pela mesma instituição. Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA; formação em tratamento do Autismo; Orientadora educacional. Profª da Faculdade de Educação da Ibiapaba– FAEDI. Estudos nos campos da Psicologia Escolar e Análise do Conhecimento.

Já no turno da noite, aconteceu o segundo momento de uma mesa redonda que trouxe como tema “Psicologia Jurídica e Fazeres contemporâneos- Práticas Restaurativas e Socioeducação: Construindo possibilidades”. Que teve como as facilitadoras a Iollanda Freire Costa Belchior que é psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialidade em Saúde da família em Planejamento e Gestão no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Assistente social e formada em Clínica em Gestalt-Terapia com experiência em Políticas Públicas na área da saúde e sistema Socioeducativo. E da psicóloga Denise da Silva Araújo, Formada em Psicologia pela Universidade federal do Ceará (UFC); atua na área como psicóloga no projeto laços de família, projeto de parceria entre o Centro Universitário INTA- UNINTA e a Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ambos, aconteceram no auditório 1- Bloco C.

Em seguida, houveram os minicursos: “Escolaridade e diversidade: sexualidade e gênero em pauta”. Esse momento, aconteceu na sala 02 do anexo C com a facilitadora e Psicóloga e Ma Vanessa Cunha Santiago. Já na sala 03, aconteceu outro minicurso com o tema: “O orientador escolar na prática da educação”. A facilitadora foi a Profª. Ma. Francisca Graziele Costa Calixto.

E na sala 4 aconteceu a última temática do mini curso com o psicólogo Lucas Alves, que trouxe como tema Psicologia e práticas restaurativas; um olhar a partir da experiência com grupos reflexivos. No dia 08, encaminhando-se para o encerramento final dessa produtiva II Semana, aconteceu a “Terapia de Casal”, facilitada pelo Prof. Me George Luiz que aconteceu na sala 02 – Anexo C, já na sala 3 aconteceu outro minicurso com tema “Mindfulness: O presente de Viver o Presente”, facilitado pelo Prof. Me Psicólogo José Alexandre de Souza Xavier.

Na sala 04, aconteceu outra temática dentro dos minicursos que trouxe como temática Arte na Socioeducação: instrumento interventivo e de materialização das afetividades”, facilitado pelo assistente social e Arte-educador Popular Cristiano Peres Barbosa. Que atualmente é o Coordenador Técnico do Centro Socioeducativo de Sobral– CSS.

No turno da noite, aconteceu o encerramento da II Semana de Psicologia da F5, no campus da F5, que trouxe como convidado especial o Psicólogo Ivo Duarte, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Saúde Mental e Redução de Danos. Atua como Coordenador na Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violência (UGP-PV) vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral. Ele trouxe como a cereja do bolo, a palestra com o tema: “A Atuação em política de prevenção de violência: apontamentos à psicologia”.

O Curso de Pscilogia da F5 

O profissional psicólogo graduado na F5 desenvolverá as seguintes competências: construção do pensamento crítico sobre o campo de atuação da Psicologia e seus desafios contemporâneos; Valorização da diversidade teórica e da atuação profissional; Capacidade de agir de acordo com as diversas demandas que atravessam o saber psicológico; Atuar de forma coerente com referenciais teóricos aprendidos no curso e de acordo com as necessidades da comunidade; realizar avaliações e intervenções nos processos psicológicos individuais e coletivos; Aprender a trabalhar em equipe e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional.