Na última sexta-feira , no dia 8 de novembro de 2024, o curso de Serviço Social da Faculdade 05 de Julho (F5), por meio da disciplina Política Social I, promoveu uma atividade interventiva no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Coordenada pela Profª Ma. Erilene Alves, a visita contou com a participação de acadêmicos e teve como objetivo principal aproximar os estudantes da realidade prática do serviço, oferecendo uma vivência direta com o público assistido e com os desafios do cotidiano profissional.
O Centro POP é um equipamento fundamental da Política Nacional para a População em Situação de Rua, oferecendo serviços especializados de assistência social. Sua atuação vai além do atendimento emergencial, proporcionando acolhimento, acompanhamento psicossocial e a reinserção social por meio do acesso a direitos básicos, como saúde, educação e emprego. Além disso, o espaço se configura como um local de convivência, fortalecimento de vínculos e construção da cidadania.
Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer de perto a dinâmica do Centro e dialogar com a equipe técnica, especialmente com a assistente social, que compartilhou relatos sobre as práticas profissionais e os desafios diários enfrentados na promoção de direitos.
A Profª Ma. Erilene Alves destacou a relevância dessa experiência para a formação dos futuros assistentes sociais:
“Esse tipo de vivência é essencial porque proporciona aos nossos alunos uma visão ampliada e realista da prática profissional. No Centro POP, eles não só compreendem o papel técnico da assistência social, mas também vivenciam os dilemas éticos e as estratégias necessárias para lidar com um público que muitas vezes é invisibilizado pela sociedade.”
Como parte da atividade, os estudantes organizaram um café da manhã para os usuários do serviço. O momento foi seguido por uma roda de conversa sobre cidadania, com foco nos direitos e deveres. O espaço permitiu uma rica troca de experiências, promovendo reflexões sobre os processos de exclusão e os caminhos para a emancipação social.
Para a professora, a interação com o público assistido é uma oportunidade ímpar de aprendizado:
“É nesse tipo de ambiente que os alunos percebem a complexidade do fazer profissional. Eles entendem que trabalhar com população em situação de rua exige não só conhecimento técnico, mas também sensibilidade, ética e um profundo comprometimento com a garantia de direitos.”
Ao final da atividade, os acadêmicos saíram com uma visão mais clara dos desafios e das potencialidades da profissão, reafirmando o compromisso do curso de Serviço Social da F5 em formar profissionais qualificados e socialmente engajados. Essa vivência prática reforça o papel da faculdade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso pleno à cidadania.