A inovação tornou-se definitivamente parte da metodologia aplicada aos cursos da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). O curso de Enfermagem, por exemplo, tem buscado estimular a criatividade dos discentes através de ferramentas online e offline desde março, quando as atividades tornaram-se remotas.
Dentre os projetos que tornaram o ensino remoto mais dinâmico e reflexivo, destacam-se as ‘Propostas Tecnológicas Inovadoras (PTI)’, que têm por objetivo incentivar os professores a utilizarem metodologias que facilitam e enriquecem a aprendizagem, estimulam a autonomia e a criatividade, adotando estratégias motivadoras, estimulando o estudante a buscar fontes de conhecimentos adicionais.
Para o prof. Dr. Tiago Arruda, “a pandemia nos mostrou que era preciso aperfeiçoar nossas aulas muito mais rápido do que achávamos. Metodologias ativas tiveram que ser adaptadas de várias maneiras ao jeito síncrono de dar aula e têm se mostrado eficiente. Mas ainda há uma infinidade de novas possibilidades que, com o auxílio da tecnologia, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de novas habilidades e competências exigidas pelo novo mercado de trabalho, agora mais exigente do que antes do Covid-19. Acreditamos que estamos no caminho certo”, salientou.
Além do PTI, várias foram as propostas inovadoras utilizadas, entre elas, destacam-se:
Cartões de estudo (Quizlet) – Disciplina de Parasitologia
Em duplas ou trios, os alunos criam listas de cartões de estudo com termos e definições para cada doença parasitária estudada na disciplina, incluindo todas as informações relevantes, como agentes etiológicos, vetores, formas de transmissão, áreas endêmicas, sintomas da doença, formas de tratamento, meios de profilaxia, dentre outros. Os cartões são criados no aplicativo QUIZLET, também disponível no endereço: quizlet.com.
Storytelling – Disciplina de Parasitologia
Em equipes, os alunos escolhem uma dentre uma lista de parasitoses para o desenvolvimento de uma história em quadrinhos envolvendo personagens reais ou fabulosos. A história deve ser iniciada por um roteiro escrito a ser enviado ao professor com antecedência, para ter um escopo da narrativa e ser possível sugerir eventuais ajustes. Ela deve abordar uma doença causada por parasitas que tenha como foco a conscientização de crianças e/ou adolescentes sobre tais doenças. A história deve, de preferência, seguir um dos tipos de Storytelling existentes para dar maior estímulo e valor de leitura. Os tipos de Storytelling são previamente abordados em sala, com exemplos, para que os alunos possam entender sua importância na criação de contos e histórias.
Estímulo à Pesquisa Científica – Disciplina de Patologia
Devido à inviabilidade no desenvolvimento de atividades de extensão por conta da pandemia da Covid-19 e as dúvidas dos estudantes sobre a doença e seus impactos na saúde física, econômica, mental, e nas relações sociais das pessoas, surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa com temas relacionados a estas dúvidas, utilizando como ferramenta a plataforma Google Forms. Um modelo de pesquisa foi elaborado e enviado aos estudantes para que respondessem e enviassem a seus contatos. Logo após, os resultados foram divulgados em sala e todos os passos na sua elaboração foram feitos junto aos estudantes, explicando como seria realizada a atividade.