No dia 17 de setembro, o curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) realizou o Projeto Conversando Sobre: Ensino, com a Profa. Ma. Vânia Pontes, gestora pedagógica do curso de Direito. O momento aconteceu no auditório da instituição.
Na ocasião, foi explicado que ensino jurídico da FAL tem como princípios orientadores a Justiça, o Humanismo e a Inovação, a fim de promover uma formação que garanta ao bacharel ser agente capaz de organizar a vida coletiva e suprimir conflitos em sociedade cada vez mais complexas. Para tanto, as ações de ensino promovidas pelo curso estão delineadas em seu Projeto Pedagógico (PPC), que considera o movimento entre teoria e prática, em concomitância com os pilares: ensino, pesquisa e extensão.
Para a Profa. Ma. Vânia Pontes, “a indissociabilidade dos referidos pilares dentro do processo de ensino e aprendizagem tem por objetivo aprimorar as propostas pedagógicas institucionais, bem como possibilitar aos alunos desenvolver competências e habilidades necessárias ao atendimento da comunidade, o que implica no exercício da função social da academia e na projeção profissional do aluno, sob fundamentos da ética, da igualdade e da fraternidade. Nesta perspectiva, o ensino jurídico possibilita ao estudante participar e desenvolver ações extensionistas de intervenção social ao nível local, regional e nacional, buscando resolver conflitos apoiados nas leis, mas tendo a particular certeza de que o Ordenamento Jurídico Brasileiro somente é legítimo se houver a busca do ideal de justiça”, ressaltou.
Assim, “as políticas didático-pedagógicas do curso são trabalhadas para alcançar uma formação acadêmica e profissional diferenciada, a partir da promoção e disseminação de saberes, articulados entre as esferas teóricas e práticas em uma construção para além das salas de aula”, afirma a professora.