No dia 14 de setembro, os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Alencarina (FAL) realizaram a recepção síncrona dos alunos calouros com arte e poesia. Os alunos foram recebidos com um sorriso no rosto e um abraço virtual convidativo para um mergulho no universo de informação, arte e afeto.
A coordenação do curso e professores deram apoio às atividades dos estudantes veteranos que iniciaram o evento, ressaltando o tema “Acolhimento com Direito à Poesia”, o que possibilitou destacar o direito humano à arte.
Para dar as boas-vindas aos calouros, o estudante de Direito Flávio Nascimento de Sousa recitou um Cordel. “O momento de acolhimento aos calouros da FAL com a participação de nós alunos, mostrando a experiência de cada um, mesmo em meio aos desafios do momento, só demonstra o quanto a instituição tem uma preocupação com seus acadêmicos. Na ocasião, senti-me honrado em poder participar da confecção do cordel jurídico e ajudar de alguma forma os calouros e a FAL, que por meio dos colaboradores sempre está à disposição em todos os momentos. Obrigado a todos.”
O estudante veterano André Richer de Mesquita Farias, salienta, “gostaria de agradecer a FAL, por ter me proporcionado esse momento de acolhimento aos colegas calouros, pois nesses momentos de inseguranças onde muitos alunos calouros passam, nada melhor que um aluno veterano para poder acolher e lhe proporcionar segurança nessa jornada inovadora em sua vida, por isso esse momento foi muito importante para mim e tenho certeza que foi também para os calouros. Muito obrigado, coordenação do curso de Direito e professores por esse momento único”, finalizou.
Para as estudantes veteranas, Gianne Vasconcelos Almeida, “o acolhimento aos calouros é uma forma de deixá-los mais seguros e confiantes sobre o compromisso e responsabilidade da faculdade, por meio do contato e das experiências de outros alunos e professores”, e sua colega de sala, Isabelly Amancio de Sousa ressalta, “o acolhimento FAL é uma forma de demonstrarmos o quanto a nossa instituição é receptiva e calorosa. Esta é uma prática muito importante para que os calouros se sintam acolhidos, falo por experiência própria pela forma como fui acolhida”, completou.
Para finalizar, o aluno veterano Mikael Edson Vasconcelos Amorim destaca “o acolhimento é um dos melhores momentos do calouro, é nesse momento que percebemos quão é receptiva a faculdade e que independente de nossas dificuldades, sentimos que podemos unir forças para conseguir fortalecer quem está chegando”, concluiu.
Segue abaixo cordel jurídico elaborado pelo aluno veterano Flávio Nascimento de Sousa e as imagens da acolhida dos novatos.