No dia 8 de junho, o Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) realizou uma live sobre Equilíbrio Emocional e Dinâmicas de Estudos em tempos de aulas síncronas, com a Psicóloga e Profa. Elba Celestina do Nascimento de Sá, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Profa. Me. Valéria Abreu, Gestora de Extensão do Curso de Direito da FAL.
Segundo os organizadores, os alunos já estão bem próximos do final do semestre letivo, vencendo todas as dificuldades da pandemia, com o apoio de familiares, instituições de ensino e professores qualificados. Com o objetivo de tentar ajudar a amenizar os problemas de tensão do contexto pandêmico e conseguir o equilíbrio emocional que o referido curso realizou o debate. Também teve o propósito de apresentar orientações essenciais sobre inteligência emocional para elaboração de rotinas de estudos durante o período de finalização do semestre letivo.
A psicóloga Elba Sá destacou que “a compreensão das emoções e gatilhos que as ativam pode auxiliar na maximização da efetividade nos estudos. Ansiedade, angústia, podem estar relacionadas à dificuldade na tarefa ou à organização. Desenvolver habilidades como organização de tempo, evitação de distratores poderá auxiliar no melhor manejo da rotina e diminuição de respostas emocionais que paralisam o processo de ensino e aprendizagem”, salientou.
Para a Profa. Me. Valéria “a função do curso de Direito é formar grandes profissionais. Para tanto tem procurado oferecer muito mais que uma formação técnica. Os acadêmicos têm sido levados a conhecer a teoria jurídica com senso crítico, trabalhando em grupo e, acima de tudo, tendo conhecimento da realidade e consciente de que é um transformador dessa mesma realidade, principalmente, quando passam a compreender suas próprias emoções, o que possibilita enxergar as emoções dos outros, minimizando conflitos nos relacionamentos do mundo da vida”.
Ao final da live, os alunos participantes agradeceram todas as orientações compartilhadas pelas professoras, Elba Sá e Valéria Abreu, bem como ressaltaram a relevância desse debate em um momento oportuno de preparação para avaliações parciais.
A atividade foi realizada dentro do Programa Dialogando com a Comunidade, levando em consideração o estado emocional dos alunos na aproximação do período das avaliações e da finalização do semestre letivo.