[vc_row][vc_column][vc_column_text]No dia 23 de abril, os estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) acompanharam a Audiência Internacional de supervisão de cumprimento da sentença do caso Ximenes Lopes versus Brasil, transmitida diretamente da Costa Rica pelo canal do Youtube da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os participantes puderam contribuir enviando comentários em tempo real.
O caso de Damião Ximenes Lopes, torturado e morto em uma clínica psiquiátrica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Sobral-CE, em outubro de 1999, foi o primeiro a resultar em uma condenação do estado brasileiro por graves violações de direitos humanos pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2006.
Passados quase 15 anos do julgamento, o Brasil ainda não cumpriu todas as resoluções da sentença condenatória, sendo convocado pela Corte Interamericana de Direito para apresentar suas justificativas.
O coordenador do curso de Direito da FAL, Prof. Dr. Marcus Aguiar ressaltou que: “o acompanhamento e a participação de docentes e discentes do curso de Direito da FAL no chat da audiência internacional revela o quanto o curso está preocupado com temáticas atuais de Direitos Humanos, envolvendo direito de ordem interna e de ordem internacional”, destacou.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11116,11117,11118,11119,11120,11121,11122″ img_size=”640×480″][/vc_column][/vc_row]