Foi realizado nos dias 18 e 19 de julho, o Encontro Pedagógico 2022.2 da AIAMIS, onde foi realizado a apresentação e divulgação das experiências exitosas de inovação pedagógica. Durante o evento, ocorreu a premiação do V Prêmio de Inovação Pedagógica, que visa reconhecer as melhores metodologias realizadas em sala durante o semestre 2022.1. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Inta (UNINTA).

A Faculdade 05 de Julho participou do evento e levou o 2º lugar da premiação apresentando a técnica de ‘Body Painting como ferramenta didática no ensino de anatomia humana’. A técnica foi desenvolvida e aplicada pela Profª Ma. Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, docente dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da F5.

O trabalho apresentava o objetivo de relatar a experiência da aplicação da Técnica do Body Painting no processo de ensino aprendizado da anatomia do sistema muscular, com foco na pintura dos músculos da expressão facial, com 55 estudantes dos cursos de graduação em enfermagem e fisioterapia da F5, matriculados na disciplina de anatomia humana, durante o semestre 2022.1.

Assim, com o objetivo de acrescentar elementos visuais e contribuir com a compreensão do conteúdo de Anatomia Humana de forma mais simples e interativa, a docente da disciplina de anatomia humana da F5 utilizou a técnica da pintura corporal premiada em sala de aula.

A professora Ma. Karlla Veras, ressalta: “Fiquei muito feliz com a premiação, pois a experiência com o uso do Body Painting, foi uma ferramenta ampla e poderosa no processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana, sendo bem aceito pelos universitários por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conteúdos. Sabe-se que o espaço da sala de aula, no contexto pós pandêmico, se tornou um ambiente voltado para interação, reflexão, realização de atividades lúdicas, com a aplicação de metodologias ativas. Por isto, no semestre 2022.1, no ensino da anatomia humana na F5, lancei o uso da técnica do body painting, como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva do ensino tradicional, facilitando a aprendizagem e apresentando experiências altamente memoráveis, por apresentar natureza ativa e cinestésica, ou seja, imagens de cores vibrantes, sendo fortemente memorizáveis, favorecendo uma aprendizagem significativa”.