Na última sexta-feira (6), durante a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pela professora Vânia Pontes, foi realizada a aplicação do método de Aprendizagem Jurídica em Círculo, que envolve transmissão de conhecimento por meio de experiências ativas, em que a atividade é vivenciada de forma cíclica.

Os alunos receberam orientações da professora Vânia que aplicou os princípios da Educação Biocêntrica e pediu que formassem grupos de três membros para discussão de uma temática específica do conteúdo da AP1. Em seguida, os alunos foram mudando de grupos e aumentando a quantidade de membros, de modo que todos acabaram debatendo entre si todo o conteúdo aplicado no exame. A correção da prova em sala se tornou algo dinâmico e prazeroso para os alunos.

A “Aprendizagem Jurídica em Círculos e Movimento” foi desenvolvida também com base no livro “Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development”, de 1984. Neste livro, o autor Kolb define que aprender é um processo no qual o conhecimento é gerado a partir da experiência de aprendizagem plural.

Para a professora Vânia “Novos espaços-tempos educacionais requerem novas práticas metodológicas. O direito de aprender do aluno exige um processo de ensino-aprendizagem em que seja possível ultrapassar a forma de ensino tradicional. Além do mais, o exercício da advocacia na contemporaneidade demanda novas habilidades que podem ser adquiridas pela experimentação prática de temática de um estudo, em que o aluno passa por alguns grupos, aprendendo no diálogo uns com os outros, sentindo, pensando e realizando de forma participativa o que acabou de entender. ”.

“Eu adorei a metodologia. Diferente do que é comum, que é aquela correção de questão por questão em que há discussão e opinião sobre a questão, a senhora trouxe de uma maneira mais dinâmica e interativa, que deixou os alunos mais focados no objetivo. Através da discussão, além de conhecermos a opinião e visão do colega sobre, eu pude entender mais sobre questões que ainda tinha dúvida, e achei isso extremamente importante. Em suma, foi ótimo!”, afirma a aluna Ana Carolina.