Docente do Curso de Direito ensina como peticionar na prática cível

No dia 25/04, a professora Yana Bruna, do Curso de Direito, realizou uma aula de prática jurídica com os alunos da disciplina de Direito Civil. A atividade fez parte do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada, em particular, do Projeto Imersão em Direito – Práticas Exitosas.

Anteriormente foi feito um estudo em sala sobre a estrutura de elaboração de uma petição inicial cível. Posteriormente, a professora apresentou casos práticos, para que em sala, os alunos pudessem fazer a análise da Petição Inicial, com base no processo civil. Durante a aula prática, os alunos foram identificando os requisitos legais da Petição Inicial, bem como tendo dicas de elaboração. Todos os desdobramentos de uma Petição Inicial foram trabalhados de forma dinâmica em sala de aula, com o objetivo de ensinar conhecimentos e habilidades necessários ao exercício das carreiras jurídicas.

A atividade foi conduzida de forma ativa, cujo estudo teórico do tema, interpretação jurisprudencial e questões práticas correlatas trouxe um retorno satisfatório, uma vez que os alunos se mantiveram atentos e participativos à abordagem. A roda de conversa, enquanto metodologia ativa, tem como pontos positivos a maior proximidade entre aluno e professor, colocando o acadêmico como centro do processo de aprendizagem, permitindo que o discente amplie a percepção acerca das necessidades dos estudantes. A possibilidade de participação direta, por meio da troca de ideias, faz com que o docente seja estimulado a aprender, retirando a passividade do método tradicional de ensino e propiciando a ampliação do conhecimento e o contato com a prática profissional.

“O momento de aplicação da metodologia ativa trouxe um resultado positivamente surpreendente, pois os alunos trouxeram muitos questionamentos, que foram devidamente esclarecidos, no que se refere à forma como o direito civil é aplicado, na prática. Além disso, muitas perguntas e considerações foram realizadas, sobre a atuação do advogado, no âmbito cível. Os discentes demonstraram bastante abertura ao diálogo e empenho na aplicação da metodologia ativa, na modalidade roda de conversa”, afirma a professora Yana Bruna.

Para a gestora pedagógica, Vânia Pontes “O ensino da prática jurídica proposto pela professora Yana em sala veio oferecer um background de experiências ao acadêmico, bem como criar as condições necessárias para ele saber o que é preciso e como realizar a identificação dos requisitos legais da Petição Inicial, a fim de entregar as soluções esperadas aos casos práticos lançados em sala. A atividade apresenta uma simulação do que nossos alunos como futuros profissionais vão entregar de serviço à sociedade.”