A professora Ana Débora, dentro da disciplina de Direito Processual Civil I, na turma do 4° período (noite) realizou no dia 10 uma atividade de Letramento Jurídico no laboratório de Informática. O momento foi resultante das propostas pedagógicas do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada e sugestões metodológicas do Projeto Imersão em Direito.
A prática consistia em demonstrar para os alunos como acessar o portal e-SAJ, que é uma solução que visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços WEB voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça.
A ideia de aplicação do método de letramento jurídico na sala de aula surgiu da preocupação do curso com o perfil do egresso, que irá se deparar com o portal do e-SAJ ao ingressar no mercado de trabalho. As práticas de letramento no âmbito do laboratório apresentam-se como relevantes na medida em que os alunos lidam com a leitura e a escrita para efetivar atividades específicas e assim gerar registros de trabalho de acompanhamento do passo a passo de um acesso ao e-SAJ.
“A aula foi muito interessante e valiosa para nós alunos, pois conseguimos por meio da iniciativa da professora ter acesso a essa parte prática da área do direito que dificilmente é ensinada dentro das Faculdades. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos à professora e reitero que a sua iniciativa trouxe novos despertares que possam afundar meus conhecimentos na área do direito”, afirma o acadêmico Wesley Braga, do 4° Período.