Docente do Curso de Enfermagem da F5 participa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva realizado em Salvador, Bahia

O docente do curso de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade 05 de Julho (F5), Prof. Me. João Víctor Lira Dourado, participou do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado entre os dias 21 a 24 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Salvador, Salvador, Bahia.

O congresso constitui como espaço para estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação, da Ciência e da Tecnologia dos próximos governos, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil. É também, um congresso da área da saúde e áreas afins que envolve a participação de estudantes, professores e pesquisadores para discussão e diálogos sobre temas importantes da saúde, este ano com destaque para a articulação, integração, defesa de direitos e da democracia, traduzidos no tema central: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.

De acordo com o Prof. Me. João Victor, “o evento constituiu-se como uma seara para diálogos importantes e necessários que envolvem a área da saúde, possibilitando o compartilhamento de diferentes saberes e experiências, quer seja dos palestrantes, quer seja dos participantes. Isto, portanto, favorecendo a construção de um conhecimento em comunhão, além de novas pistas sobre o tema em debate a partir das mesas redondas, oficinas, palestras, dentre outros momentos importantes que aconteceram no evento”, salientou.

“O congresso além da apresentação dos trabalhos científicos como parte de sua programação para divulgar os resultados de pesquisas e estudos que vêm sendo desenvolvidos na área da saúde, permite ainda a construção de novos conhecimentos sobre os temas em discussão a partir de pesquisadores e estudiosos sobre o tema em pauta”, destacou o Prof. João Victor.

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva com apoio do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Secretarias do Estado de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, COSEMS, Conselho Estadual de Saúde, Universidades Federais e Estaduais da Bahia, e Fiocruz/BA.