Docente e Discente de Direito da FAL participam do II Fórum Estadual de Educação Jurídica do Estado do Ceará

Em formato on-line, a Comissão de Educação Jurídica da OAB, seccional do Ceará, promoveu no dia 13 de março, o II Fórum Estadual de Educação Jurídica, que teve como intuito partilhar conhecimentos e experiências entre coordenadores, professores e estudantes de cursos de Direito do estado, na busca de construir em conjunto uma educação jurídica de qualidade, especialmente, a partir dos desafios que o momento pandêmico trouxe para todos.

Na ocasião, foram debatidos assuntos relevantes para a educação e sociedade. Assim como, a participação de diversos profissionais e acadêmicos de Direito de todo o Estado, enfatizando como o ensino superior foi permeado por diversas potencialidades e desafios na mesma proporção.

Para o Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, coordenador do curso de Direito da Faculdade Alencarina (FAL) e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/CE, “o Fórum foi muito bem organizado e trouxe importantes debates sobre diversas temáticas que se colocam como grandes desafios para o momento de aulas on-line, tais como: atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas, sessões de Mediação e Conciliação, ensino EaD, Metodologias Ativas, Aplicativos Educacionais, entre outros. Entendo que, a proposta do Fórum é de união e partilha em busca de melhores práticas de educação jurídica para proporcionar aos nossos discentes, uma formação significativa, que possa lhes oferecer uma visão, conhecimentos e experiências para capacitá-los como cidadãos e profissionais de um mundo em constante e dinâmica transformação”, ressaltou.

A estudante Izabelly Morais da Silva, do curso de Direito da FAL, destacou, “com a pandemia, devido ao vírus Covid-19, é visível que cada curso apresenta dificuldades singulares no trajeto que foi imposto, no entanto, paralelo a isso, é importante enfatizar que nesta instituição de ensino em que curso o 4ª semestre de Direito tem sido mantido a possibilidade de vivenciar monitorias, palestras e, inclusive, participar de estágios remunerados. Desta forma, é um grande privilégio ter a possibilidade de ver, fazer e ser a universidade em meio ao cenário social atual”, enfatizou.