Com a pandemia, a Faculdade Alencarina (FAL) teve que reinventar a educação, aulas mediadas por tecnologia, ensino híbrido, tudo para que a aprendizagem não parasse nesse momento. Em condições de aulas remotas, a monitoria se fez ainda mais necessária, pois, é essencial para o desenvolvimento acadêmico de monitores, estudantes e professores da instituição.
Com base nisso, no dia 19 de abril, o acadêmico Frank Tavares, do 5° período do Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), sob orientação do Prof. Dr. Marcus Aguiar realizou uma atividade acadêmica de monitoria dentro da disciplina de Direito Constitucional II. Na ocasião, o estudante explanou sobre a proposta de trabalho para fortalecimento do processo de ensino/aprendizagem dentro da referida disciplina, a fim de levar os alunos a um melhor entendimento sobre o conteúdo em debate. O momento aconteceu de forma online.
Para o estudante Frank Tavares, as atividades como monitor da disciplina de Direito Constitucional II são de suma importância para sua formação acadêmica. “Pois assim, tenho como expectativa adquirir conhecimento junto ao professor orientador, aprofundando meu conhecimento em Direito Constitucional e por conseguinte, participar do processo do ensino e aprendizagem dos alunos monitorados”, afirmou.
“Um momento importante de apresentação do monitor de Direito Constitucional II, Frank Tavares. Ele realizou a apresentação inicial da proposta de trabalho para fortalecimento do processo de ensino/aprendizagem. O planejamento e execução das atividades com monitor tem sido uma experiência significativa de aprendizagem, em que o aluno desenvolve novas habilidades em contato com a turma, ampliando assim a sua formação acadêmica e profissional”, destaca o Prof. Dr. Marcus Aguiar.
De acordo com organizadores, a monitoria da FAL deve ser vista como uma modalidade de iniciação acadêmica, na qual o aluno participa de um processo seletivo para demonstrar que está apto a assumir a função. A proposta da monitoria, é possibilitar ao aluno acompanhar de perto o trabalho docente e contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.