Oito estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade 05 de Julho (F5), foram selecionados para estágio remunerado no Programa de Integração Ensino-Serviço (PIES) do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O processo seletivo ocorreu do dia 3 a 14 de janeiro, no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

Conforme edital, os acadêmicos receberão uma bolsa de R$ 250,00, mais o auxílio transporte de R$ 50,00. A bolsa será de um ano, a contar da data de início das atividades do programa. Os selecionados irão ser lotados nos setores da SCMS, abaixo relacionados:

EMERGÊNCIA ADULTA/ENFERMAGEM
Francisco José da Silva – Curso de Enfermagem
José Otacílio Silveira Neto – Curso de Enfermagem

MATERNIDADE/ENFERMAGEM
Francisca Victoria Carvalho Freire – Curso de Enfermagem

UI NEUROLOGIA/ENFERMAGEM
João Lucas Tomás Vieira – Curso de Enfermagem

MATERNIDADE/FISIOTERAPIA
Raiara Bezerra da Silva – Curso de Fisioterapia
Ana Lídia Tomás Vieira – Curso de Fisioterapia

UI NEUROLOGIA/FISIOTERAPIA
Irlano Gonçalves de Freitas – Curso de Fisioterapia
Maria Vitória Pereira Mesquita – Curso de Fisioterapia

A Diretora Geral da F5, Profª. Nayara Machado, destacou a importância da oportunidade oferecida aos estudantes. “Essa é uma chance de os acadêmicos vivenciarem uma experiência prática profissional. Além do trabalho de apoio, eles vão conviver o dia a dia com profissionais da área da saúde, o que vai ser um ganho importante para a aprendizagem”, ressaltou.

O acadêmico do Curso de Enfermagem, Francisco Silva, relatou que “é muito gratificante ter participado do processo seletivo do PIES da Santa Casa e ter sido classificado como bolsista na Emergência Adulta. Estou muito feliz, no entanto ratifico que eu sempre gostei dessa área, do contato físico e direto, que a Emergência tem com paciente um cuidado holístico. Tendo em vista que enquanto acadêmico irei obter aprendizados, que irão contribuir de forma positiva para a minha formação profissional. Acredito que durante esse período de estágio irá contribuir bastante na minha formação acadêmica. Pois, na minha trajetória acadêmica percebi que o contato com pacientes, no decorrer dos estágios são essencial para uma formação humanizada e cheia de conhecimento profissional”.

Também animado pela experiência, José Otacílio Silveira Neto, acadêmico do Curso de Enfermagem, destacou a importância de participar da seleção: “Tive a oportunidade de participar pela primeira vez de um estágio remunerado na Santa Casa, onde vou ter a experiência de juntar meus conhecimentos teóricos e colocar na prática. Onde também, vou enriquecer meu currículo, aperfeiçoar minhas técnicas, aprimorar meus conhecimentos e muito mais. Agradeço aos professores Fabiene Parente, Karlla Veras e Ricardo Pinto, por me guiar nesse caminho”, finalizou.

Raiara Silva, acadêmica do Curso de Fisioterapia, fala com orgulho da sua trajetória enquanto acadêmica, “sempre busco aprimorar meus conhecimentos com novos saberes e experiências e foi esse desejo que me impulsionou a realizar meu primeiro estágio remunerado, no qual consegui com êxito uma boa classificação e aprovação. Me senti muito feliz e capacitada a continuar alcançando tudo que almejo”, salientou.

Confira a lista dos aprovados no Edital Nº04/2021.