[vc_row][vc_column][vc_column_text]A enfermagem desenvolve papel indispensável no período gestacional, preparando a mulher para viver o momento de forma positiva e enriquecedora. Nas suas ações desenvolvem o processo educativo oportuno para a aquisição de conhecimentos, apoio psicológico e fortalecimento da gestante como cidadã.
Deste modo, os acadêmicos do curso de Enfermagem da Disciplina de Nutrição Aplicada à Enfermagem, sob a orientação da Profa. Me. Karlla Veras, realizaram a experiência de uma ação de extensão no município de Forquilha-CE, no dia 9 de dezembro de 2020, no Posto de Saúde Francisco Rufino de Sousa.
Na ocasião, os estudantes criaram um grupo com as 15 (quinze) gestantes que são acompanhadas, através de consultas de pré-natal no referido posto de saúde, para discutir a “Nutrição na Gestação: segurança alimentar em tempos de pandemia por coronavírus”.
Durante a ação de extensão foram desenvolvidas práticas educativas em saúde para trabalhar os temas de forma simples, descontraída e didática, tais como atividades com dinâmicas de perguntas e respostas, uso de alimentos didáticos e roda de conversa. As gestantes ainda, foram orientadas quanto à importância de determinados alimentos durante a gestação e a importância de uma alimentação saudável, tendo boas escolhas alimentares, para o aumento da imunidade e prevenção contra o novo coronavírus.
Deste modo, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar dessa experiência com uma ação extensionista, adquirindo autonomia, onde conduziram com excelência o grupo com gestantes.
Segundo organizadores, a experiência apresentou um feedback positivo aos estudantes, visto que a extensão ajudou no crescimento, formação disciplinar e curricular dos estudantes, bem como na contribuição para a comunidade beneficiada. No final da ação, percebeu-se a evolução acadêmica dos estudantes, notada através dos relatos positivos das gestantes que frequentaram o grupo.
A Profa. Me. Karlla Veras, ressalta: “O início da experiência com a extensão dentro da disciplina de Nutrição Aplicada à Enfermagem, impactou na formação universitária dos estudantes do curso de enfermagem da FAL, ocorrendo um processo de adaptação, desenvoltura e autonomia das acadêmicos envolvidas na ação de extensão com o grupo de gestantes”.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10176,10172,10173,10174,10175″ img_size=”640X480″][/vc_column][/vc_row]