No dia 04 de julho, 30 acadêmicos do 1º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade 05 de Julho (F5), visitaram o Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará (NUDHIMEN), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que têm como objetivo preservar e disponibilizar acervo, tanto de documento como de objetos tridimensionais da área de Enfermagem, o que se apresenta como fontes historiográficas, para o ensino e a formação na profissão. O Museu fica localizado na avenida Dr. Silas Munguba, 1700, no campus do Itaperi da UECE, em Fortaleza/Ceará.

A visita foi organizada pela Profª. Me. Karlla Veras e pela Professora Me. Emanuelle Sales, do curso de Enfermagem da F5. A professora Me. Karlla Veras, acompanhou os acadêmicos na visita e ressaltou: “A visita ao Museu de Enfermagem foi uma ação vinculada a disciplina História e Fundamentos da Enfermagem, com o objetivo de os acadêmicos conhecer e aliar o que foi visto na disciplina com a documentação relativa à história da Enfermagem no contexto brasileiro, em particular, o cearense, no passado recente”.

Os acadêmicos foram recepcionados por três enfermeiras que fazem parte da Academia Cearense de Enfermagem (ACEn), onde apresentaram duas salas aos visitantes. A primeira sala é constituída por bandeiras da primeira escola de Enfermagem do estado, quadros, mobiliários e expositores, contendo diversos objetos: livro de registro de acontecimentos, fotos, broches, anéis, entre outros, e na sala dois há documentação, arquivo e acervo de biblioteca. E na segunda sala foram apresentados arquivos de estudos no campo de reconstrução da história da enfermagem no Ceará.

Ao final da visita guiada, os acadêmicos puderam conhecer a existência do primeiro Museu Cearense que trata da história e memória da Enfermagem, oriundo das conquistas do NUDIHMEn na luta pela guarda, recuperação e preservação da enfermagem no Ceará e avaliaram a atividade como interessante e que contribui para a sua formação acadêmica. Agradecemos a equipe do NUDHIMEN pela receptividade com os acadêmicos do curso de enfermagem da F5, contribuindo e agregando conhecimento, bem como reunindo valor à formação e reconhecimento do profissional de Enfermagem.