Com intuito de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e o desempenho de nossos alunos, a Faculdade 05 de Julho (F5) adotou recentemente o uso de tablets como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem nas aulas práticas de Anatomia.

No dia 14 de fevereiro, o coordenador do Complexo Laboratorial da F5, Prof. Vinícius Girão, realizou uma reunião junto com os docentes da disciplina de anatomia humana, a Profª. Karlla Veras e o Prof. Carlos Natanael, e as ligantes representantes da Liga de Anatomia Humana da F5, as estudantes Raiara Bezerra, do Curso de Fisioterapia e Ariadina Anário, do Curso de Enfermagem, para organização e planejamento das aulas práticas de anatomia no laboratório, aliando a tecnologia, com a inserção de tablets no laboratório de anatomia, com instalações de aplicativos, software e website de anatomia humana. A reunião aconteceu na sede da instituição.

Um dos softwares que será utilizado nos tablets instalados no laboratório será o Software Visible Body, que utilizará a tecnologia 3D interativa, proporcionando aos universitários dos cursos da saúde da F5, ambientes mais envolventes e imagens mais cativantes do corpo humano. E o web site disponível para acesso será o Zygote Body, que apresenta um conjunto de funcionalidades de manipulação de modelos 3D da morfologia do corpo humano.

Segundo a Profª. Karlla Veras, “a utilização de Tablets com software e web site de anatomia com a representação de todos os detalhes do corpo em um modelo virtual 3D, permitirá uma representação bastante rica e relevante da estrutura humana, abrindo novas possibilidades para o ensino e aprendizagem da anatomia”.

O Prof. Vinícius ressalta, “a Mobile Learning é uma metodologia de ensino e aprendizagem que se utiliza de dispositivos móveis. A F5 fez a aquisição de tablets visando modernizar o ensino e atender as necessidades de uma geração conectada. Sem dúvidas, o uso de tablets em aulas de anatomia é um diferencial que a F5 tem em comparação com outras universidades da região. Adianto que essa é a primeira de muitas tecnologias que ainda serão implantadas nos laboratórios da F5”.