Pesquisar

F5 busca parceria para implementação de projetos de extensão

No dia 16 de março, o gestor de pesquisa e extensão do curso de Enfermagem da Faculdade 05 de Julho (F5), Prof. Me. João Víctor Lira Dourado esteve reunido com o coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Sobral (Crede 6), Prof. Daniel Carlos da Costa com o objetivo de construir parcerias para o desenvolvimento das atividades dos grupos de pesquisa e extensão da F5 nos espaços das Escolas Estaduais de Sobral.

A reunião aconteceu na sede do Crede 6 e estiveram ainda presentes o articulador Thyago Teixeira Farias e o orientador José Samuel de Alcântara Oliveira, da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem.

Sabe-se que a saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições de vida. A interação entre elas, independentemente de onde ocorra, escola ou serviço de saúde, constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. Assim sendo, considerando a existência do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Saúde na Escola (GEPESE), sob orientação do Prof. Me. João Victor Lira Dourado e da Profa. Ma. Francisca Emanuelle Sales Eugênio Bezerra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPeSM), sob orientação da Profa. Dra. Roberlandia Evangelista Lopes Ávila e também do Prof. João Victor da F5, tem-se buscado realizar ações de educação em saúde nos espaços escolares ao possibilitar a realização de intervenções em saúde, no caso voltada a saúde dos adolescentes e jovens a partir de uma realidade concreta de vida de cada sujeito, buscando a qualidade de vida, ou seja, ser uma educação para a cidadania.

Para o Prof. Me. João Víctor, “este encontro se constituiu como um momento muito importante em busca de firmar parceria com a Crede 6 para o desenvolvimento das atividades por ambos os grupos nos espaços das escolas estaduais de Sobral, objetivando trabalhar temas que permeiam a vida dos adolescentes e jovens em busca da promoção da saúde e da prevenção de agravos”.