No dia 06 de junho de 2023, a Faculdade 05 de Julho (F5), através do Programa F5 na Comunidade, realizaram ações educativas para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em alusão ao aniversário desta instituição que completa neste dia, 15 anos desde o começo do desenvolvimento do seu trabalho em Sobral-CE.
Na ocasião, o Programa F5 na Comunidade representado pela Coordenação de Extensão e Responsabilidade Social, Profª. Me. Isabelle Melo Rocha realizou atividades e serviços, através das ligas acadêmicas LASM, LAENCARDIO, LAAHF5, NUPESM E LAFIDEF5.
A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASM), através dos alunos integrantes realizou explicação sobre o ciclo menstrual e como os anticoncepcionais podem ajudar ou intervir na saúde sexual e reprodutiva das mulheres.
A Liga Acadêmica em Cardiologia (LAENCARDIO) realizou dinâmica grupal falando sobre a importância da doação de sangue (Junho Vermelho) e fez a aferição da pressão arterial.
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPESM) abordou de maneira lúdica e participativa a saúde mental e os principais problemas que se relacionam ao tema na contemporaneidade.
A Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional (LAFIDEF5) realizou orientações sobre a Fisioterapia Dermatofuncional, bem como os alunos integrantes fizeram limpeza de pele em mais de 30 estudantes do IFCE.
A Liga Acadêmica de Anatomia Humana (LAAHF5) realizou a demonstração da técnica Body Painting, softwares 3D de Anatomia Humana.
O momento marcou a celebração da parceria interinstitucional entre a Faculdade 05 de Julho e o IFCE em Sobral, que realizou pela primeira vez uma ação de extensão que envolveu alunos destas instituições seja como executores e/ou sendo sujeitos alvos da ação. Segundo a Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social, Profª. Me. Isabelle Melo Rocha o momento marca: “o diálogo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, a partir da interação dialógica e da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão impactando diretamente a formação dos estudantes”, finalizou.