No dia 26 de Março de 2024, a coordenação do curso de Serviço Social da Faculdade 05 de Julho (F5), representada pela Profª Ma Isabelle Melo Rocha em colaboração com a Profª Ma Erilene Alves, realizou uma significativa ação voltada para a conscientização sobre o racismo estrutural. Esta iniciativa ocorreu em celebração ao 25 de março, que marca a Data Magna do Ceará, data instituída em 6 de dezembro de 2011, através de lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), para lembrar a abolição dos escravos no Ceará, sendo a província pioneira no Brasil a libertar os escravos.

A atividade consistiu em uma roda de conversa na Estação da Juventude do Novo Recanto, onde o tema central foi a compreensão de como o racismo estrutural está enraizado na cultura de um povo, muitas vezes de forma velada. A presença do racismo estrutural foi discutida a partir de diversas perspectivas, incluindo a sub-representação de pessoas negras e de origem indígena em cargos de liderança, a falta de diversidade nos ambientes acadêmicos e a disseminação de expressões e piadas racistas.

A iniciativa do Curso de Serviço Social da F5 na Estação da Juventude foi um exemplo concreto do compromisso, empatia e dedicação em promover debates cruciais sobre a igualdade racial no Brasil. A ação ressaltou a importância do diálogo e da reflexão para desmantelar o racismo estrutural em nossa sociedade.

Por meio dessas atividades, a Faculdade 05 de Julho reitera seu compromisso com a promoção da igualdade e da justiça social, destacando-se como uma instituição engajada na construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos.