A Faculdade 05 de Julho (F5) celebrou com entusiasmo, no dia 21 de março, a tradicional Cerimônia do Jaleco do Curso de Enfermagem, um evento aguardado ansiosamente pelos estudantes do 4º período. O local escolhido para essa ocasião especial foi o Auditório Oscar Spíndola Rodrigues, no UNINTA.

Mais do que um simples ritual, a Cerimônia do Jaleco representa um compromisso profundo dos alunos com sua formação e, especialmente, com o bem-estar dos futuros pacientes. É um momento emblemático de transição, onde a teoria adquirida em sala de aula se encontra com a prática clínica, e os estudantes assumem com seriedade o compromisso de desempenhar suas responsabilidades profissionais com eficácia, enquanto aprendem a utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de maneira adequada.

Durante a abertura oficial, prestou-se uma emocionante homenagem a Florence Nightingale, conhecida como a “Dama da Lâmpada“, cujo legado de cuidado e compaixão continua a inspirar a enfermagem contemporânea. A mesa de abertura contou com a presença ilustre da Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Roberlandia Evangelista Lopes Ávila, e de outras autoridades acadêmicas.

A Profª. Ma. Emanuelle Sales Eugênio Bezerra, representando a diretora geral da instituição, ressaltou a importância vital desse momento na formação dos alunos, destacando a responsabilidade de cuidar dos futuros enfermeiros e assegurar a qualidade dos estágios que virão.

A Profª. Ma. Suzana Mara Cordeiro Eloia conduziu uma explanação sobre as normas de estágio, realçando a relevância da cerimônia como uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática clínica, desejando sucesso aos alunos nesta nova etapa de suas jornadas acadêmicas.

A Cerimônia do Jaleco transcende o mero início de uma nova fase na trajetória acadêmica dos estudantes de enfermagem; ela simboliza o compromisso inabalável com os princípios e valores essenciais da profissão, ressaltando a importância primordial do cuidado e da dedicação no exercício da enfermagem.

Durante o evento, a discente Lara Klývila Sousa Elias liderou com emoção as homenagens aos professores, expressando o afeto e a gratidão de toda a turma. Foram reconhecidos e honrados pela sua dedicação e contribuição valiosa para a formação dos estudantes os seguintes professores (as):

  • Rafaela Vieira Façanha Costa
  • Romilson Silva Lopes
  • Tiago Arruda Ponte
  • João Victor Lira Dourado
  • Francisco Antonio Martins Jr.
  • Raissa Mont’Alverne Barreto
  • Roberlandia Evangelista Lopes Avila
  • Suzana Mara Cordeiro Eloia
  • Juscilândia Furtado Araújo

A Cerimônia do Jaleco é também um momento de reconhecimento e gratidão àqueles que dedicam seu tempo e esforço para moldar as futuras gerações de enfermeiros.