F5 realiza ação sobre campanha do Outubro Rosa na empresa ‘Rações Golfinhos’

A Faculdade 05 de Julho (F5), realizou nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, uma ação de extensão e responsabilidade social, durante a semana de responsabilidade social da F5, na Empresa “Rações Golfinho”, participando um total de 25 mulheres que trabalham na empresa.

As pessoas passam a maior parte do tempo em suas rotinas diárias de trabalho. As campanhas internas como do Outubro Rosa, realizada dentro das empresas, feita para os empregados no ambiente de trabalho, geram um resultado muito expressivo.

Neste sentido, o momento foi mediado pela Profª. Me. Emanuelle, docente do Curso de Enfermagem da F5, com estudantes do curso de enfermagem.

Assim, durante a ação, a docente e estudantes realizaram palestras sobre prevenção e conscientização do câncer de mama. Nas palestras, foram ressaltadas a importância do autoexame e explicou melhor como realizá-lo, fatores de riscos que aumentam o risco do câncer de mama; sinais e sintomas do câncer de mama. Foi falado também sobre o câncer de mama nos homens e que também é importante ter esse cuidado. A ação também serviu para divulgar a campanha de Responsabilidade Social que a F5 estava participando, através da ABMES- Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Além disso, durante o momento foram distribuídas fitas rosa para as 35 funcionárias participantes e alunas e distribuídos folders com dicas de prevenção ao câncer de mama.

A Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social, Profª Me. Karlla Veras, ressalta que, “Nosso objetivo com a campanha de Responsabilidade Social, junto a campanha do Outubro Rosa, através da articulação com o Projeto F5 na comunidade, foi levar conhecimentos para as mulheres da empresa “Rações Golfinho”, orientando-as sobre como obter uma boa qualidade de vida, e o conhecimento, resultando na detecção precoce do câncer, além de aumentar a chance de cura qualificado o tratamento e tornando-o menos agressivo. Então o papel da ação foi a implementação de políticas públicas destinadas à saúde da mulher com dever de promover ações que conscientizem e orientem essa população.

Segundo a enfermeira residente em saúde da família pela escola de Saúde Visconde de Sabóia, vinculada ao CSF Laiza Souza, durante as ações foi abordado a importância de conhecer o próprio corpo. “No outubro rosa abordamos a prevenção do câncer de mama, e também fortalecemos a importância de conhecer o próprio corpo e manter os exames em dia, além de alertar sobre os fatores de risco para o câncer de mama e estimular a autonomia no cuidado dessas mulheres”, declarou.