F5 realiza Encontro Pedagógico 2023.1

Com o tema “Criando Pontes: comunicação não violenta e empatia”, a Faculdade 05 de Julho (F5) realizou no dia 19 de janeiro o Encontro Pedagógico, referente ao semestre de 2023.1. O evento aconteceu na área de convivência da F5 e foi conduzido pelas professoras Ana Mara Farias, Leidiane Carvalho e Isabelle Melo.

A Diretora Geral Profª Nayara Machado, deu as boas-vindas aos participantes e, em seu discurso, reafirmou o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A Diretora Acadêmica, Profª. Francisca Lopes informou aos presentes que a temática foi definida a partir da escuta da comunidade acadêmica da F5 e que o encontro pedagógico da faculdade tem se pautado por utilizar metodologias que tornem o momento um espaço de acolhimento e de troca de experiências entre os docentes.

A comunicação não violenta é baseada na linguagem e nas habilidades de comunicação que aprimoram nossa capacidade de permanecermos humanos mesmo em circunstâncias adversas. Nesta palestra importante sobre Comunicação Não-Violenta, a Profª Isabelle Rocha apresentou conceitos e abordagem importantes para melhorar a comunicação empática e assertiva e destacou: “que a comunicação humana é fruto de um processo histórico e cultural pautado em relações de poder e marcado pelo caráter subalternizado e de forte hierarquização. Discutiu a partir de Rosenberg(2006) que propõe uma comunicação que se aproxima da consciência dos sujeitos às suas demandas internas, resultando em uma expressão eficaz em comunicar e atender as demandas, aprimorando a compreensão do outro, e portanto, facilitando o trato com a alteridade”.

Durante a programação foram realizadas atividades e técnicas para ajudar os docentes a compreenderem e aplicarem esses conceitos no ambiente educacional. Houve também, relatos de experiências vivenciadas pelos professores no contexto educacional acerca das temáticas discutidas.

O segundo momento foi conduzido pela Profª. Leidiane Carvalho que falou sobre Empatia e o poder que ela impacta na vida das pessoas, e deu exemplos práticos de como sabermos se estamos sendo empáticos ou simpáticos, trouxe também a proposta do mapa da empatia, como design thinking, que trata-se de uma abordagem criativa utilizada para a resolução de problemas, ao final da apresentação foi exibido um vídeo relacionado ao tema da campanha de fim de ano do Itaú Unibanco.