No dia 11 de abril de 2023, o Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), por intermédio do Coordenador, Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, promoveu momentos de diálogo e colaboração com a Célula de Mediação e Justiça Restaurativa, representada pela Dra. Maria Thaís Gadelha Ramos, ligada à Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, da Secretaria de Segurança Cidadã, de Sobral. A reunião aconteceu no Campus da F5.
Na ocasião, foram apresentadas as atividades que o Curso de Direito desenvolve na área de meios consensuais de tratamento de conflitos, quer por meio do ensino, quer por suas ações de pesquisa e extensão. A proposta é que haja partilha de conhecimentos, experiências e atividades colaborativas entre os cursos da F5 e a célula de Mediação e Cultura de Paz com a finalidade de, conjuntamente, desenvolverem projetos com a participação dos estudantes e professores da F5, a partir da formação continuada ministrada pela célula de Mediação e Justiça Restaurativa, da Secretaria de Segurança Cidadã.
Na ocasião, o prof. Marcus Aguiar destacou que, “para a construção de uma sociedade animada pela cultura de paz, é necessário um novo olhar sobre os conflitos, a partir de indivíduos e instituições da sociedade e do Estado que sejam animadas por um espírito de fraternidade que promova o cuidado e a responsabilidade mútua por todos”.