Nesta quinta-feira 21 de setembro de 2023, foi realizada a décima primeira entrega do Selo de Acessibilidade de Sobral, conferido às empresas e instituições que colaboraram com a melhoria da Acessibilidade às pessoas com deficiência, no auditório da Prefeitura Municipal de Sobral.

O evento contou com a participação de pessoas com deficiência, seus familiares, servidores públicos e representantes de entidades que atuam com pessoas com deficiência. O evento contou ainda com um tradutor/intérprete em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir a participação das pessoas surdas e de uma apresentação cultural do grupo “Samba Apaeano” da APAE de Sobral.

O Selo compõe a programação da XV Semana da Pessoa com Deficiência de Sobral com o tema: “Empoderamento da Pessoa com Deficiência”. Na ocasião, conselheiros, militantes da luta das pessoas com deficiência e profissionais da área realizaram uma mesa redonda, que discutiu o tema da XI Semana. Conduziram  o momento a Eduarda Albuquerque, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS), e demais membros representantes do conselho da pessoa com deficiência e servidores.

E a Faculdade 05 de Julho, foi contemplada com a certificação do Selo de Acessibilidade edição 2023, na categoria OURO, obtendo pontuação de 95% dos itens, que constam da ficha avaliativa, referentes a promoção da acessibilidade arquitetônica e atitudinal na instituição. Os referidos itens, foram avaliados, durante a inspeção do Comitê de Acessibilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral. Desta forma, reiteramos ainda, que o Selo, foi criado, através da Lei Municipal de Nº1.070 de 20 de junho de 2010, e tem como principal objetivo, estimular as instituições a promoverem acessibilidade em seus espaços, contribuindo para a inclusão das pessoas com deficiência de forma plena e com qualidade.

 

A Diretora Geral da F5, Profa. Esp. Nayara Machado, além de coordenadores de curso e docentes. destaca, “é para nós, da F5, motivo de grande satisfação receber mais uma edição o Selo de Acessibilidade, outorgado pela Prefeitura de Sobral e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS). Esta é uma garantia de que as instalações da nossa instituição foram inspecionadas e atendem às necessidades de mobilidade das pessoas com deficiência. Orgulhosamente ostentamos este selo, que é mais uma prova da nossa preocupação geral com o ser humano e com o padrão de qualidade da F5”.

Foram agraciados com o Selo as seguintes instituições e órgãos governamentais: nas categorias Bronze, foram conferidas o reconhecimento o Cras Dom José (Coordenadora Erlândia Pontes Freitas); Cras   Regina Justa Feijão – (Coordenadora Vanessa  Kelly Soares Rodrigues); Escola José da Matta e Silva (Diretora Maria Jailma Ferreira Dias); Escola de tempo integral Maria Dias Ibiapina  – (Diretora Maria Sandra Teixeira Pereira).

Já nas categorias Prata, foram homenageados o Cartório do 1° Ofício de Sobral (Oficial registrador Cícero Antônio Segatto) Mazzutti, o Cras Jaibaras (Coordenadora Ana da Silva Portela), e ao Centro de Educação Infantil  (CEI) Sérgio Barbosa (Diretora Onária Socorro Barros Leitão); na categoria Ouro, os contemplados foram o Projeto Laços de Família (Coordenadora Claudia dos Santos Costa), APAE de Sobral (Aluna Valesca dos Santos Oliveira), Faculdade 5 de Julho (F5) (Diretora Geral Nayara Machado Melo Ponte), o Centro Universitário INTA (UNINTA) – Coordenador do mestrado e membro  da comissão de acessibilidade do Uninta, Professor Me João Batista Cajazeiras.