[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Para recepcionar os calouros ingressantes do semestre letivo 2019.2, a Faculdade Alencarina (FAL) preparou, no dia 2 de setembro, uma acolhida especial de boas-vindas. O momento foi de interação, músicas, entrega de brindes, apresentação dos coordenadores e professores e depoimentos de acadêmicos veteranos.
Durante a manhã, a acolhida dos alunos aconteceu ao som do violão do instrumentista Samuel Sam. Já no turno da noite, a abertura do evento foi com o show de samba do Grupo APAEano, da APAE de Sobral, que agitou a chegada dos estudantes. Os coordenadores, Profª. Drª. Roberlandia Lopes (Enfermagem) e Prof. Me. Denis Guimarães (Fisioterapia) e o corpo docente dos cursos acolheram os acadêmicos.
A Profa. Ma. Sara Eloia apresentou uma mensagem aos presentes. “Promovemos um momento de reflexão acerca da vida acadêmica, alegrias e desafios, e apresentamos o nosso compromisso para uma formação humana e profissional de excelência. Desejamos aos nossos acadêmicos um semestre de atividades produtivas”.
O Diretor da FAL, Prof. Dr. Hamilton Vale Leitão, os coordenadores, Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar (Direito), Prof. Me. Amaury Portugal (Administração) e a Profa. Cláudia dos Santos (Serviço Social), falaram um pouco da história da faculdade, seus projetos de extensão, os convênios, programas de estágios, os objetivos alcançados e os planejamentos para a instituição.
O acadêmico do Serviço Social, Bruno Wesley, ressalta: “eu, como acadêmico em processo de formação, vejo a grande importância de explanar sobre a empatia que os alunos que estão inseridos nos cursos precisam ter com os demais. É preciso ter ciência ao chegar na faculdade de que um profissional não caminha sozinho. Eu, já prestes a me formar, com vivências e experiências nos percursos de estágios, vejo a necessidade de falar e compartilhar para aqueles que estão chegando”.
Para o estudante de Direito, Joaquim Wagner Teixeira do Nascimento, o jeito de ser e de ensinar de cada professor tem marcado profundamente a formação dentro da FAL. “Aqui a gente não aprende só conteúdo, mas aprende principalmente lições de humanidade, de inclusão, de solidariedade e vínculo de respeito com os outros”.
Em seguida, a Profª. do curso de Direito e também terapeuta, Maria Valéria Abreu Pontes, iniciou a oficina com tema “Superando Obstáculos – Vivências Dinâmica e Relaxante”. Todas as pessoas da sala começaram, em silêncio, a inspirar e expirar com consciência, percebendo o movimento da respiração e sua presença no auditório. A vivência harmonizou os participantes.
A docente parabenizou os calouros, falou sobre os ensinamentos do Grupo APAEano e do quanto é preciso apoiar, dentro da faculdade, aqueles que têm dificuldade em uma área, para que seja uma jornada saudável e carregada de novas oportunidades e aprendizagem para todos.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”6337″ img_size=”640×480″ alignment=”center”][vc_column_text]
MOMENTO DE MOTIVAÇÃO
A Profª. Ma. Valéria Abreu também ressaltou que na sociedade contemporânea as doenças psicológicas têm alcançado números alarmantes, porque, segundo ela, o ser humano está cada vez mais desconhecendo o seu próprio Eu, o que implica na falta de motivação para viver. “É necessário viver bem com o nosso Eu para termos motivação. Tudo o que precisamos está dentro de nós e não fora”.
Em dez anos de docência, destacou o quanto a universidade e a sociedade contemporânea têm carências de conexão o todo. “Precisamos conhecer gente que mora dentro da gente (EUs) para nos tornarmos menos egocêntricos e mais humanos nas nossas relações práticas”, finalizou.
[/vc_column_text][vc_btn title=”CONFIRA AS FOTOS NA PÁGINA DA FAL NO FACEBOOK” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fvemprafal%2F||target:%20_blank” el_class=”botao-azul”][/vc_column][/vc_row]