FAL realiza evento alusivo ao Dia da Mulher

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Nos dias 26 e 27 deste mês, a Faculdade Alencarina (FAL) realizou em sua sede no Jordão o evento “Mulher – Força e Desafios”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em março. A ideia foi uma iniciativa das coordenações de Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.

No primeiro dia do evento (26), os acadêmicos foram conduzidos aos painéis para acolhimento das respostas acerca da pergunta “O que você já deixou de fazer por ser mulher?”. Em seguida houve palestra com o tema: Justiça: substantivo feminino – Aspectos técnicos e profissionais da relação da mulher com a lei, ministrada pelas professoras Ma. Kelly Coelho Silva e Dra. Talita Silva Bezerra.

Para Profa. Ma. Kelly Coelho, a palestra foi uma oportunidade de aumentar o conhecimento dos estudantes sobre os direitos da mulher nas políticas públicas. “A minha preocupação hoje é que vocês compreendam de que a relação da mulher com a lei está evoluindo sim. Convido vocês a lerem mais sobre a evolução dos direitos da mulher e friso que todos devemos respeitar a posição do outro, porque respeito é bom e todos gostam”.

Nesta terça-feira (27), o evento foi voltado para os alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que assistiram a palestra “Precisamos conversar sobre violência contra a mulher”, proferida pela presidenta Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sobral, Tereza Cristina Mendes Carneiro e a coordenadora do curso de Enfermagem da FAL, Profa. Dra. Roberlandia Lopes.

A estudante de enfermagem Ariadina Anario diz que as orientações e experiências compartilhadas pelas palestrantes foram fundamentais para seu aprendizado. “É muito importante termos uma boa orientação em casa, nas escolas e faculdade para não deixarmos acontecer esse tipo de violência doméstica, psicológica, física contra as mulheres, do qual estamos acostumadas a presenciar”, frisou.

Leudilane Lira Rocha, do curso de Enfermagem reforça dizendo: “A palestra deixou clara que a mulher tem a quem recorrer quando violentada, tanto física, psicologicamente e sexualmente, independente da área, é sempre bom a mulher ter noção e saber que ela tem com quem contar, pois tem órgãos de apoio, que atuam diretamente para proteger esta mulher que está sofrendo de violência. Lembrando que as mulheres ultimamente tem conquistado seu lugar na sociedade e que ninguém precisa se submeter a violência por achar que depende do agressor (homem) para alguma coisa e que a mulher tem sim autonomia, de ser independente, de buscar, de traçar metas e poder alcançá-las sem precisar se submeter a violência. Gostei muito da palestra, foi muito esclarecedora para nós que estamos iniciando o curso de Enfermagem na FAL, com certeza o conhecimento que estamos adquirindo aqui nós iremos repassar para a sociedade e a quem precisar, porque as pessoas muitas vezes não tem consciência e não sabem a quem recorrer em determinada situação”, completou.

O evento “Mulher – Força e Desafios” é uma reflexão acerca do significado de ser mulher nesta sociedade contemporânea e tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes acerca de temáticas importantes sobre a evolução da mulher e seus direitos.

O certificados de todos os participantes serão enviados para o e-mail indicado na folha de presença.

[/vc_column_text][vc_gallery interval=”3″ images=”5093,5094,5095,5096,5097,5098,5099,5100,5101,5102,5103″ img_size=”800×600″ onclick=””][/vc_column][/vc_row]