FAL utiliza Gamificação para promover discussão sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) realizou no dia 10 de maio, um evento online, utilizando ferramentas de gamificação, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica para o tema.

Na ocasião, foram elaboradas questões sobre a temática utilizando o Kahoot, uma plataforma interativa e gratuita que incorpora elementos utilizados no design dos jogos para engajar os usuários na aprendizagem. A ação faz parte de um conjunto de estratégias adotadas pela FAL durante a Campanha de conscientização, e utilizou a metodologia da Gamificação, já aplicada na instituição, como ferramenta.

Durante o quiz de perguntas, foram feitos questionamentos como qual é frequência de casos de violência sexual contra crianças e jovens, se a violência sexual só acontece em ambientes socioeconômicos desfavorecidos, se os crimes sexuais contra crianças envolvem sempre violência física, ameaças ou coação, dentre outros.

18 de maio

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11065,11066,11067,11068″ img_size=”640X480″][/vc_column][/vc_row]