
Na tarde da última terça-feira, dia 22 de abril de 2025, o Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) deu início às atividades do Grupo de Estudos em Tecnologia e Direito do Trabalho, reunindo estudantes interessados em refletir sobre os desafios contemporâneos que surgem com o avanço das novas tecnologias no mundo do trabalho.
Coordenado pela Prof°a Me. Sabrinna Lima, o grupo tem como proposta central promover a discussão acadêmica acerca das transformações tecnológicas e seus desdobramentos jurídicos nas relações laborais. A iniciativa busca proporcionar um espaço coletivo de diálogo, pesquisa e aprofundamento teórico sobre temas emergentes como plataformas digitais, inteligência artificial, uso de algoritmos, relações de trabalho mediadas por tecnologia e o futuro do Direito do Trabalho.
Durante o primeiro encontro, os participantes puderam explorar os impactos da chamada “uberização” do trabalho, as incertezas jurídicas envolvendo vínculos empregatícios em plataformas digitais e as novas formas de mediação das relações de trabalho por meio de sistemas automatizados. A proposta do grupo é justamente lançar luz sobre essas novas dinâmicas que colocam em xeque os modelos tradicionais de regulação trabalhista.
A criação do Grupo de Estudos reforça o compromisso da Faculdade 05 de Julho com uma formação crítica, ética e conectada com as transformações sociais, estimulando a pesquisa, o pensamento reflexivo e a produção científica. Além disso, o projeto contribui para a qualificação do corpo discente, incentivando o engajamento em temáticas atuais e interdisciplinares que dialogam diretamente com o exercício profissional no campo jurídico.
Os encontros acontecerão mensalmente, de forma presencial, no Campus Centro da Faculdade F5, e são abertos à participação de alunos do curso de Direito interessados em compreender os caminhos que o trabalho e o direito vêm trilhando em tempos de revolução tecnológica.