No dia 12 de maio de 2023, o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Saúde na Escola (GEPESE) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPeSM) teve projeto de pesquisa guarda-chuva aprovado e avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Inta (Uninta), com CAAE 88171318.4.0000.813. O projeto foi submetido através da Plataforma Brasil.
O projeto intitulado ‘Tecnologia como Estratégia de Educação em Saúde para Adolescentes Escolares’, trata-se de um estudo metodológico, quase-experimental, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os participantes do estudo serão os adolescentes escolares do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais do município de Sobral-CE e ainda 22 juízes expertises.
Participaram adolescentes que estejam regularmente matriculados nas instituições escolares, cursando 8º e 9º ano do ensino fundamental II, 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e possuam faixa etária entre 10 a 19 anos de idade. O estudo será desenvolvido durante o período de maio de 2023 a dezembro de 2025, com 2878 estudantes de 27 escolas municipais e 9 escolas estaduais. A pesquisa é dividida em 4 etapas, a saber: construção da tecnologia, validação do material e adequação e implementação da tecnologia nas escolas.
Projeto de pesquisa foi idealizado pelo Prof. Me. João Víctor Lira Dourado e Profa. Dra. Roberlandia Evangelista Lopes Ávila, docentes do curso de graduação em Enfermagem da F5.”Este projeto idealizado por mim e acredito pela Profa. Dra Roberlandia é parte de um interesse em comum nosso de trabalhar juntos com adolescentes escolares do município de Sobral, a partir dos nossos grupos na perspectiva de efetuar a pesquisa e extensão por meio da imersão dos alunos na comunidade para a promoção da saúde de nossos adolescentes e jovens”, salientou o Prof. João Víctor.