No último dia 14 de agosto, o Grupo de Pesquisa Violência e Promoção da Saúde (GVPS) do Centro Universitário Inta (UNINTA), em parceria com a Faculdade 05 de Julho (F5) – GVPS/F5/UNINTA, participou da 24ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, na Casa da Mulher Cearense de Sobral. O evento contou com a participação de membros representantes do GVPS/F5/UNINTA, incluindo a Profª. Dra. Francisca Alanny Rocha Aguiar, os discentes Antônio Kelton de Brito Carvalho e Victoria Maria Pontes Martins, bem como alunos e professores de Instituições de Ensino Superior.

A iniciativa, que faz parte do calendário festivo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, teve como objetivo promover a conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de debater a importância do acompanhamento de dados, ampliação de projetos de pesquisa, extensão e ações de prevenção no enfrentamento à violência doméstica.

O evento foi organizado pelo juiz Dr. Francisco Janailson Pereira Ludugero, titular do Juizado da Mulher de Sobral, e reuniu diversos atores que compõem a rede de atenção ao enfrentamento da violência contra a mulher. Durante a abertura, foram apresentados trabalhos desenvolvidos na unidade judiciária, visando destacar a atuação desta unidade na proteção das vítimas e na aplicação da lei.

A programação do evento contou com momentos de explanação sobre a importância dos trabalhos de prevenção no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O encontro permitiu a troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e profissionais atuantes na área, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e ações inovadoras para combater a violência de gênero.

Um dos alunos participantes do evento ressaltou, “o evento é de suma importância pois promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra a mulher e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres enfrentam”, comentou a estudante do Curso de Enfermagem, Victoria Maria Pontes Martins.

A Profª. Dra. Francisca Alanny Rocha Aguiar, também enfatizou o papel fundamental do evento ao aproximar diferentes agentes da rede de atenção ao combate à violência contra a mulher. Ela ressaltou, “o evento nos aproxima de vários atores que compõem a rede de atenção ao enfrentamento da violência contra a mulher, além de estimular a academia para o desenvolvimento de pesquisas de caráter inovador que possam contribuir nesta luta incansável para eliminar casos de violência doméstica e crimes de feminicídio. O GVPS se fez presente pois buscamos amplamente nos empoderar do conhecimento, contribuir com pesquisas e fortalecer a sociedade civil para a quebra do ciclo de violência e cultura patriarcal, ainda presentes na nossa nação”, destacou.

A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa também contou com uma visita guiada pelo Juizado, permitindo aos participantes conhecerem os espaços e funcionalidades da unidade judiciária, reforçando o compromisso com a transparência e a aproximação com a comunidade.

A abertura da 24ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa foi um passo importante na busca pela conscientização, prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, reafirmando o compromisso de diversos setores da sociedade em enfrentar esse desafio complexo e urgente