Na disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho, a professora Vânia Pontes vem trabalhando com histórias em quadrinhos dentro da disciplina.

A metodologia ativa faz parte da proposta pedagógica do Programa Ensino jurídico e Formação Continuada que promove formações para ações executadas dentro do Projeto Imersão em Direito – práticas exitosas, que procura trazer uma diferencial para o processo de formação jurídica oferecido pelo Curso de Direito da F5.

O “Direito em Quadrinho” já faz parte das práticas metodológicas da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito como instrumento interdisciplinar que agrega de forma significativa o processo de aprendizagem. Trata-se de uma prática exitosa, visto que possibilita um ensino mais prático e prazeroso para os acadêmicos, que aprendem se divertindo com os quadrinhos e produzem novas histórias a partir de conteúdos teóricos.

Durante a aula de Introdução ao Estudo do Direito do dia 22 de abril, os alunos trabalharam o livro “Os Quadrinhos Puros do Direito”, de Luis Alberto Warat e Gustavo Perez.

“Na condição de professores e juristas, precisamos entender que a nossa prática docente e profissional deve ser manifesta na sala de aula a partir de vários instrumentos pedagógicos de novas formas de aprendizagem, que possibilitem a formação crítica dos nossos alunos como futuros profissionais multifuncionais. Assim, aprender conceitos de Direito à luz das histórias em quadrinhos traz uma qualificação diferenciada para o nosso egresso”, afirma a professora Vânia.