No dia 18 de dezembro, o Prof. Dr. Ricardo Pinto, da Faculdade 5 de Julho (F5), teve um artigo publicado na Revista ‘Journal of Contemporary Issue in Education – JCIE’, sobre os devastadores impactos da COVID-19 no acesso e permanência ao Ensino Superior no Brasil.

O texto desenvolvido pelo docente, conseguiu acompanhar todo o processo desde o estabelecimento, no Brasil, da pandemia COVID-19, em 2020, até os últimos aspectos de decisões, portarias, tomadas de atitudes, posturas de Instituições Superiores de Ensino públicas e privadas, Ministério da Educação do Brasil e população em geral.

A pesquisa abordou aspectos sobre os impactos do mercado de trabalho e a manutenção no ensino superior privado por pessoas desempregadas; a inequidade no acesso à Internet no Brasil; as condições de resistências a Educação a Distância e destaca os (dis)sabores de professores neste novo cenário, com ênfase no ENEM, FIES, dentre outros.

O Prof. Dr. Ricardo Pinto, doutor em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Enfermeiro, letrólogo e pedagogo, é coordenador do Curso de Pedagogia EaD da F5 e integra o corpo docente do Curso de Enfermagem da mesma instituição.