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Docente do Curso de Direito realiza prática de letramento jurídico com acadêmicos

A professora Ana Débora, dentro da disciplina de Direito Processual Civil I, na turma do 4° período (noite) realizou no dia 10 uma atividade de Letramento Jurídico no laboratório de Informática. O momento foi resultante das propostas pedagógicas do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada e sugestões metodológicas do Projeto Imersão em Direito. A prática consistia em demonstrar para os alunos como acessar o portal e-SAJ, que é uma solução que visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços WEB voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça. A ideia de aplicação do método de letramento jurídico na sala de aula surgiu da preocupação do curso com o perfil do egresso,

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Docente do Curso de Direito aplica método de aprendizagem jurídica em círculos e movimento na sala de aula

Na última sexta-feira (6), durante a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pela professora Vânia Pontes, foi realizada a aplicação do método de Aprendizagem Jurídica em Círculo, que envolve transmissão de conhecimento por meio de experiências ativas, em que a atividade é vivenciada de forma cíclica. Os alunos receberam orientações da professora Vânia que aplicou os princípios da Educação Biocêntrica e pediu que formassem grupos de três membros para discussão de uma temática específica do conteúdo da AP1. Em seguida, os alunos foram mudando de grupos e aumentando a quantidade de membros, de modo que todos acabaram debatendo entre si todo o conteúdo aplicado no exame. A correção da prova em sala se tornou algo dinâmico e prazeroso

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Campus da instituição vira sala de aula na disciplina de Filosofia do Direito

No dia 06/05, o professor Marco César, da disciplina de de Filosofia do Direito, resolveu aplicar o método didático de Aristóteles em sua aula utilizando o campus da F5 como sala de aula, com o intuito de explorar diferentes espaços para instigar o pensamento filosófico. A ideia surgiu da formação do Programa Ensino Jurídico e Formação e sugestões de práticas metodológica do Projeto Imersão em Direito – práticas exitosas A proposta desta aula de Filosofia do Direito ao ar livre pelo Campus da instituição, teve o objetivo de associar o conhecimento com os sentidos, aguçando nos acadêmicos as ideias aristotélicas de aprendizado por meio do “mundo sensível”. O professor Marco César explica as finalidades da educação peripatética: a) Aristóteles defendia

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Curso de Direito realizou II Encontro de Educação Biocêntrica

O Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou no dia 05 de maio o II Encontro de Educação Biocêntrica: vivência e convivência em sala de aula, com o professor Leunam Gomes. A 2ª edição do encontro discutiu a Formação Biocêntrica como uma corrente pedagógica centrada na valorização da vida, que fomenta o fortalecimento de vínculos saudáveis e prioriza a vivência nos processos de aprendizagem por meio do diálogo reflexivo. Na ocasião, foi destacado que algumas das práticas já foram selecionadas e publicadas em uma coletânea nacional da Associação Brasileira do Ensino do Direito – ABEDi. O evento contou com a participação de professores dos diferentes cursos da F5 (direito, administração, engenharia civil, fisioterapia, enfermagem, fisioterapia e serviço

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Coordenação de estágios realiza acompanhamento em campo dos alunos do Curso de Enfermagem

A Coordenadora Institucional de Estágios da Faculdade 05 de Julho – F5, Profª. Ma. Emanuelle Sales, realizou no último mês, o acompanhamento dos alunos nas unidades de saúde da sede do município de Sobral, onde os acadêmicos encontram-se em estágios. O acompanhamento in loco dos estágios e vivências práticas de todos os nossos alunos, bem como a busca de diálogo permanente com os profissionais preceptores/supervisores de campo, é uma das principais atribuições da coordenação de estágios. A importância do estágio integrado é entendida como uma estratégia pedagógica para aperfeiçoar o conhecimento teórico e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde, que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da

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Alunos do Curso de Direito produzem mapas mentais jurídicos

No dia 04, a professora Vânia Pontes, dentro da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, lançou para os alunos do primeiro período a proposta metodológica de transformação de textos doutrinários jurídicos em instrumentos didáticos criativos e de fácil compreensão para todos. Os alunos aceitaram o desafio de transformar textos da ciência do direito em algo que seja possível conectar teoria, prática e criatividade, a partir de uma abordagem inter, multi e transdisciplinar. Os acadêmicos escolheram trabalhar com o Mapa Mental que é um método de ensino e aprendizagem fundamental para registrar, organizar e priorizar informações, lendo em consideração o uso de Palavras-Chave e Imagens-Chave, o que gera uma série de lembranças específicas do conteúdo, bem como e motivam novas

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Curso de Administração promove palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade

O Curso de Administração da Faculdade 05 de Julho (F5) realizou na última quinta-feira (28) a palestra “Dialogando sobre meio ambiente e sustentabilidade”, com a participação da professora Raquel Cavalcante e teve como público-alvo os estudantes do EEMTI Dr. José Euclides Ferreira Gomes do Distrito do Jordão.. Na ocasião, os acadêmicos da disciplina de Gestão Ambiental, elaboraram o projeto para acolhimento dos alunos. A ação de extensão visou propagar o conhecimento para além das fronteiras da academia, na busca pelo desenvolvimento dos nossos acadêmicos e como ação de responsabilidade social de nossa IES, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. “Nos reunimos na Faculdade 05 de Julho para dialogarmos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, temática de extrema importância na busca

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F5 realiza aula inaugural do curso de Engenharia Civil com palestra sobre inovações tecnológicas

No dia 2 de abril de 2022, a Faculdade 05 de Julho (F5) deu início ao curso de Bacharelado em Engenharia Civil com uma aula inaugural online, abordando o tema “Engenharia do Futuro”. O evento contou com a participação do renomado engenheiro Gilberto Dorneles, especialista em novas tecnologias aplicadas à construção civil, que conduziu uma palestra transmitida diretamente para os alunos no campus. Durante a apresentação, Dorneles destacou diversas inovações tecnológicas que prometem revolucionar o setor. Entre os destaques, ele mencionou o uso de vergalhões de fibra de vidro, que podem substituir o aço em certas aplicações devido à sua resistência superior à corrosão e maior durabilidade. Outro avanço citado foi a utilização de drones para o monitoramento de obras,

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Alunos do 1º semestre do Curso de Direito produziram podcast na disciplina de História do Direito

Os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho, produziram podcasts e vídeos sobre o Código de Manu, nas aulas da disciplina de História do Direito, ministrada pela professora Ma. Valéria Pontes. A atividade faz parte do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada, sendo executada dentro do Projeto Imersão em Direito – práticas exitosas. Com o intuito de tornar o conteúdo introdutório da disciplina de História do Direito mais interativo, a ideia de produção de podcasts e vídeos possibilitam uma maior socialização das discussões temáticas presenciais e extramuros. O trabalho buscou promover uma aprendizagem em que o aluno seja se manifeste dentro da disciplina e consiga socializar novos saberes. “Acreditar na competência e criatividade dos

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Docente do Curso de Direito ensina como peticionar na prática cível

No dia 25/04, a professora Yana Bruna, do Curso de Direito, realizou uma aula de prática jurídica com os alunos da disciplina de Direito Civil. A atividade fez parte do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada, em particular, do Projeto Imersão em Direito – Práticas Exitosas. Anteriormente foi feito um estudo em sala sobre a estrutura de elaboração de uma petição inicial cível. Posteriormente, a professora apresentou casos práticos, para que em sala, os alunos pudessem fazer a análise da Petição Inicial, com base no processo civil. Durante a aula prática, os alunos foram identificando os requisitos legais da Petição Inicial, bem como tendo dicas de elaboração. Todos os desdobramentos de uma Petição Inicial foram trabalhados de forma dinâmica em

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