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Acadêmicos do 3º semestre do Curso de Direito desenvolvem oficina de questões sobre direitos fundamentais

No dia 17, os alunos do 3° semestre do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho realizaram uma oficina de questões sobre Direitos Fundamentais, sob a mediação do professor Marcus Pinto. No primeiro momento, os alunos foram instigados a organizar uma competição colaborativa de questões dentro da disciplina de Direito Constitucional, com foco na temática de Direitos Fundamentais na Constituição Federal. Formam equipes, em seguida participaram de um sorteio dos principais pontos da temática entre as equipes. Em seguida, as equipes pesquisam e elaboram questões sobre a temática que lhe coube. Na segunda etapa da oficina, os alunos fizeram rodadas de perguntas e mediante sorteio, o professor fez uma pergunta por vez a cada equipe para que as demais

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Coordenação do Curso de Direito reúne líderes de turmas para tratar dos avanços e demandas apresentadas pela comunidade acadêmica

O Coordenador do Curso de Direito, professor Marcus Pinto Aguiar e a gestora pedagógica, professora Vânia Pontes, se reuniram no dia 16 de maio, com os líderes e vice-líderes das turmas. O encontro veio fortalecer a política do Curso de diálogo contínuo com os acadêmicos, de modo que os participantes pudessem sugerir e apontar melhorias para o Curso e a F5, bem como auxiliar no desenvolvimento do aprimoramento de uma educação jurídica significativa e participativa. No momento, o professor Marcus explicou o papel e os objetivos das lideranças dentro de cada turma, assim como a relevância de cada um dos líderes na composição de uma sala de aula mais fraterna e harmoniosa para o bom desenvolvimento acadêmico. Durante toda a

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Acadêmicos do Curso de Direito realizam visita técnica ao Cartório Viana Martins

Nos dias 12 e 13 de maio, a professora Ana Débora Rocha Sales, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho, levou os alunos do 7° semestre para realizarem uma Visita Técnica ao Cartório Viana Martins (6º Ofício), localizado na Rua Dr. João do Monte, 912, no centro de Sobral. A visita foi parte de uma ação da disciplina de Direito das Sucessões que trata de diversos instrumentos da prática jurídica e extrajudicial que se relacionam com procedimentos realizados pelos cartórios. Na ocasião, a Tabeliã Tereza Lima Martins explicou para os alunos como funcionava o Testamento Público, Particular e Cerrado. Os discentes puderam ver uma ata física de Testamento Cerrado, a forma como cada um deve ser feito e

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Acadêmica e docente do Curso Direito apresentaram pesquisa em congresso internacional

No dia 12 de maio, a aluna Adriana da Silva Gomes, do 7° semestre do Curso de Direito e a professora Valéria Pontes da Faculdade 05 de Julho apresentaram a pesquisa intitulada “A cultura indígena: direitos e garantias constitucionais”, no no III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Direito Eleitoral”, realizado em Morelos, no México. O evento foi organizado pelas Universidad Autónoma del Estado de Morelos, Universidad de Las Palmas de Gan Canárias e Escuela de Estudios Superiores de Jojutla. As apresentações foram realizadas através da Plataforma Meet com transmissão pelas referidas Universidades. Após a apresentação Adriana Gomes declarou seus agradecimento: “a Faculdade 05 de Julho – F5, localizada na cidade de Sobral- Ce, onde moro; aos coordenadores do Curso

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Docente do Curso de Direito realiza prática de letramento jurídico com acadêmicos

A professora Ana Débora, dentro da disciplina de Direito Processual Civil I, na turma do 4° período (noite) realizou no dia 10 uma atividade de Letramento Jurídico no laboratório de Informática. O momento foi resultante das propostas pedagógicas do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada e sugestões metodológicas do Projeto Imersão em Direito. A prática consistia em demonstrar para os alunos como acessar o portal e-SAJ, que é uma solução que visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços WEB voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça. A ideia de aplicação do método de letramento jurídico na sala de aula surgiu da preocupação do curso com o perfil do egresso,

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Docente do Curso de Direito aplica método de aprendizagem jurídica em círculos e movimento na sala de aula

Na última sexta-feira (6), durante a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pela professora Vânia Pontes, foi realizada a aplicação do método de Aprendizagem Jurídica em Círculo, que envolve transmissão de conhecimento por meio de experiências ativas, em que a atividade é vivenciada de forma cíclica. Os alunos receberam orientações da professora Vânia que aplicou os princípios da Educação Biocêntrica e pediu que formassem grupos de três membros para discussão de uma temática específica do conteúdo da AP1. Em seguida, os alunos foram mudando de grupos e aumentando a quantidade de membros, de modo que todos acabaram debatendo entre si todo o conteúdo aplicado no exame. A correção da prova em sala se tornou algo dinâmico e prazeroso

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Campus da instituição vira sala de aula na disciplina de Filosofia do Direito

No dia 06/05, o professor Marco César, da disciplina de de Filosofia do Direito, resolveu aplicar o método didático de Aristóteles em sua aula utilizando o campus da F5 como sala de aula, com o intuito de explorar diferentes espaços para instigar o pensamento filosófico. A ideia surgiu da formação do Programa Ensino Jurídico e Formação e sugestões de práticas metodológica do Projeto Imersão em Direito – práticas exitosas A proposta desta aula de Filosofia do Direito ao ar livre pelo Campus da instituição, teve o objetivo de associar o conhecimento com os sentidos, aguçando nos acadêmicos as ideias aristotélicas de aprendizado por meio do “mundo sensível”. O professor Marco César explica as finalidades da educação peripatética: a) Aristóteles defendia

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Curso de Direito realizou II Encontro de Educação Biocêntrica

O Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou no dia 05 de maio o II Encontro de Educação Biocêntrica: vivência e convivência em sala de aula, com o professor Leunam Gomes. A 2ª edição do encontro discutiu a Formação Biocêntrica como uma corrente pedagógica centrada na valorização da vida, que fomenta o fortalecimento de vínculos saudáveis e prioriza a vivência nos processos de aprendizagem por meio do diálogo reflexivo. Na ocasião, foi destacado que algumas das práticas já foram selecionadas e publicadas em uma coletânea nacional da Associação Brasileira do Ensino do Direito – ABEDi. O evento contou com a participação de professores dos diferentes cursos da F5 (direito, administração, engenharia civil, fisioterapia, enfermagem, fisioterapia e serviço

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Coordenação de estágios realiza acompanhamento em campo dos alunos do Curso de Enfermagem

A Coordenadora Institucional de Estágios da Faculdade 05 de Julho – F5, Profª. Ma. Emanuelle Sales, realizou no último mês, o acompanhamento dos alunos nas unidades de saúde da sede do município de Sobral, onde os acadêmicos encontram-se em estágios. O acompanhamento in loco dos estágios e vivências práticas de todos os nossos alunos, bem como a busca de diálogo permanente com os profissionais preceptores/supervisores de campo, é uma das principais atribuições da coordenação de estágios. A importância do estágio integrado é entendida como uma estratégia pedagógica para aperfeiçoar o conhecimento teórico e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde, que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da

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Alunos do Curso de Direito produzem mapas mentais jurídicos

No dia 04, a professora Vânia Pontes, dentro da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, lançou para os alunos do primeiro período a proposta metodológica de transformação de textos doutrinários jurídicos em instrumentos didáticos criativos e de fácil compreensão para todos. Os alunos aceitaram o desafio de transformar textos da ciência do direito em algo que seja possível conectar teoria, prática e criatividade, a partir de uma abordagem inter, multi e transdisciplinar. Os acadêmicos escolheram trabalhar com o Mapa Mental que é um método de ensino e aprendizagem fundamental para registrar, organizar e priorizar informações, lendo em consideração o uso de Palavras-Chave e Imagens-Chave, o que gera uma série de lembranças específicas do conteúdo, bem como e motivam novas

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