Um grupo de docentes do curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) teve seu estudo publicado no livro “Educação Jurídica e Didática no Ensino do Direito”, numa edição conjunta da Habitus com a Associação Brasileira de Ensino do Direito – ABEDi. A coletânea de artigos, fruto de reflexões e discussões, foi produzida por 39 autores de várias instituições de reconhecimento nacional em práticas de ensino inovadoras.

O capítulo escrito pelos professores Marcus Pinto, Valéria Abreu, Ricardo Pinto e Vânia Pontes tem como título “Práticas Exitosas e Ensino Jurídico: Relatos de Experiências Didáticas”. O estudo, que se insere como relato de experiências ancorado na abordagem qualitativa, traz relatos de práticas exitosas realizadas no Curso de Bacharelado em Direito da FAL, no ano de 2019.

“A prática do ensino jurídico da FAL permite que os acadêmicos façam autodescoberta e o autodesenvolvimento no aprender a partir de jogos, estudos de casos, júri e audiências simuladas, aprendizagem invertida, produção de mídias, história em quadrinhos, cursos de nivelamento com formação complementar, dentre outros, o que implica em um fazer pedagógico que confere resultados exitosos e compartilhados agora em uma obra da Associação Brasileira de Ensino do Direito”, destaca a Profa. Ma. Vânia Pontes.

Para o Prof. Me. Ricardo Pinto, “a participação do texto no livro que tem a frente a Associação Brasileira de Ensino de Direito (ABEDi) é apresentar à comunidade acadêmica e sociedade em geral o jeito inovador das mediações e práticas pedagógicas dos professores do Curso de Direito da FAL. Destaque-se ainda que temos o compromisso de utilizar métodos e metodologias ativas no Ensino do Direito, cujo principal objetivo é colocar o acadêmico como protagonista do processo de formação e ensino-aprendizagem”, finaliza.