Professor da FAL ministra palestras em Colóquio da UVA sobre Política

Entre os dias 24 e 26 de setembro, o docente do curso de Direito, Me. Marco César, da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), participou como palestrante do “II Colóquio Hannah Arendt: Política, Democracia e Direitos Humanos”. O evento aconteceu no campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O Prof. Me. Marco César foi responsável por ministrar a palestra intitulada “Liberdade, responsabilidade e eticidade no pensamento de Hans Jonas”, que resgata filosoficamente o tema da promessa das novas tecnologias, avança em relação à ética tradicional ao apontar pela necessidade de uma responsabilidade moral coletiva que também se estende para as futuras gerações. Ele também participou do lançamento do Grupo de Pesquisas Tensões Raciais Contemporâneas, no I Seminário sobre Branquitude, na Mesa Temática: Brancos no espelho, ministrando a palestra “Branquitude e Psicanálise: o não perceber-se branco como defesa do eu”.

O Colóquio conseguiu congregar pesquisadores de diversas áreas que se interessam pelo fenômeno político, sobretudo os que estudam o pensamento de Hannah Arendt. Durante o evento, foi possível trabalhar um diálogo perene com as diversas abordagens da filosofia e da teoria política, sendo, todavia, um evento prioritariamente filosófico que oportunizou a promoção dos temas que permeiam a teoria de Hannah Arendt, mas mantendo-se aberto às diversas abordagens.

O Colóquio é desenvolvido pelo Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GEPEDE/UVA/CNPq) e vinculado institucionalmente ao Laboratório de Estudos da Política, UVA e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (LEPOL/UVA/PRPPG).