Pesquisar

Professora da FAL é destaque no prêmio Mulher Empoderada 2021 pela Literarte

Em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, no dia 8, a Profa. Me. Vânia Pontes do Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) ganhou o Prêmio Mulher Empoderada 2021, organizado pela Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) com sede no Rio de Janeiro e em 19 países. A premiação foi fruto do reconhecimento da larga produção literária da referida professora como escritora.

A cerimônia da premiação aconteceu de forma on-line, pela escritora presidente da Literarte, Izabelle Valladares. Na ocasião, foi entregue a comenda com uma medalha e certificado em homenagem a grande representante artística Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, que foi uma pintora nascida em 1907 na casa de seus pais, La Casa Azul en Coyoacán, México. Adotou a pintura somente aos 18 anos durante a convalescença após grave acidente de bonde que marcou sua obra pelo resto da vida. Afirmou em suas obras a identidade nacional, adotando temas do folclore e da arte popular mexicana. Sua postura pela independência econômica, artística e pessoal demonstra o desenvolvimento de uma noção própria de mulher, o que a faz também ser considerada um ícone do feminismo.

A Profa. Vânia Pontes fala da importância do prêmio, “receber essa comenda ‘Frida Kahlo’ foi motivo de grande alegria pela inspiração feminina de luta que essa grande artista representa no mundo”, destacou.