Com o objetivo de ampliar a interdisciplinaridade e a interação acadêmica, a professora da Faculdade Alencarina de Sobral, Cláudia dos Santos Costa, passa a integrar o Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS), iniciativa interinstitucional vinculada a Universidade Federal do Ceará. A docente foi escolhida, após seleção, como membro do distinto grupo de pesquisa e extensão, que fortalecerá parcerias e discussões nos cursos de Direito e Serviço Social da instituição.
O NUDIJUS é formado por profissionais, mestres, doutores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento que têm como objetivo comum defender os direitos das crianças e adolescentes, dialogando não só com a comunidade acadêmica, mas também com organizações de direitos humanos, sistema de justiça e o Poder Público, sobretudo no estado do Ceará, conquistando parcerias, inclusive, com o governo estadual. Os membros do projeto participam ativamente de discussões e eventos que envolvem os temas.
Cláudia é docente do curso de Direito e coordenadora do curso de Serviço Social da FAL. Possui formação e experiência nas duas áreas, encabeçando projetos e participando constantemente de debates que acrescentem na formação de seus estudantes. Ela ressalta que integrar iniciativas interinstitucionais como esta traz ganhos científicos imprescindíveis à instituição, aos alunos e ao corpo docente. “Participar deste grupo de pesquisa vai ser muito importante para construção de parcerias entre os cursos e para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas, especialmente no que diz respeito à guarda compartilhada e mediação familiar”, comenta.
A FAL é incentivadora da busca por conhecimento e tem como um de seus diferenciais um corpo docente engajado em oferecer aos estudantes a melhor formação, com base nos três pilares do ensino superior, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.