Trazendo uma proposta educativa diferenciada, o Professor George Luiz Costa de Paula, do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL desenvolveu uma metodologia especial dentro da disciplina de Sociologia Geral e do Direito, que chamou atenção dos acadêmicos e destacou um dos principais diferenciais do curso.
A experiência ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2020 e envolveu a utilização de metodologias ativas e práticas exitosas de ensino jurídico. A proposta de inovar pedagogicamente faz parte do “Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada”, sendo considerada uma das ações do “Projeto de Imersão em Direito”. Nesse projeto, professores do curso estudam novas possibilidades didáticas que possam construir uma aprendizagem significativa e uma sala de aula inovadora.
Nessa perspectiva, o docente preparou o Relógio Didático da disciplina de Sociologia Geral e do Direito, cuja metodologia considera o professor e os alunos como elementos fundamentais do processo didático dialógico, numa dimensão biocêntrica de grupo. Nessa dinâmica, o tempo da aula e o tempo de aprendizagem apresentam-se como um período alargado para além da sala de aula, levando em conta todos os movimentos e discussões que esse “Relógio Didático” possibilita trabalhar com a turma.
A estudante Kássia Prado de Almeida destacou que “foi boa essa dinâmica do relógio didático, porque trouxe uma boa reflexão sobre a disciplina, com novos estudos e conhecimento”.
Já o Professor George Luiz Costa de Paula explicou que “O relógio didático é uma estratégia que possibilita o trabalho em equipe de modo colaborativo, a resolução de problemas e a capacidade analítica em tempo determinado. Desse modo, a aula é sempre mais produtiva, na medida em que estimula a produção coletiva do conhecimento”, afirmou o educador.