Na quinta-feira (25), o curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), coordenado pela Profa. Me. Claudia dos Santos Costa, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito máximo, a nota 05. A avaliação aconteceu nos dias 22 e 23 de abril deste ano.

A avaliação do MEC usa como eixos de análise a organização didático-pedagógica, o corpo docente e discente e a infraestrutura do curso, onde são considerados diversos critérios individuais para composição de nota. O reconhecimento é uma importante ferramenta para a verificação da qualidade das instituições de ensino superior do país.

Além dos critérios avaliados, foram mencionados pontos importantes no relatório de reconhecimento do MEC, como o compromisso dos professores com a qualidade da formação do curso de Serviço Social, principalmente numa direção política-pedagógica referente às questões cotidianas e as novas demandas do mercado de trabalho; o bom desempenho da coordenadora entre os parceiros envolvidos, o corpo dirigente institucional, docentes, colaboradores técnicos e discentes.

Esses aspectos indicados pelo relatório implicam numa condição de trabalho favorável às normas e necessidades inerentes às atividades e a boa qualidade do diálogo crítico e argumentativo dos alunos, especialmente no que diz respeito ao processo coletivo de construção do curso.
De acordo com a coordenadora, Profa Me. Cláudia dos Santos Costa, todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos culminou no resultado desta avaliação. “Uma visita de avaliadores do MEC é fundamental para a constante reflexão das práticas desenvolvidas pelo curso, sempre buscando o aperfeiçoamento dos processos de formação de nossos alunos nas diferentes dimensões do ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social”, finalizou.

O Diretor Geral da FAL Prof. Dr. Hamilton Vale Leitão ressalta o esforço coletivo na busca pela qualidade do ensino como resultado da conquista. “A Nota 5 é uma vitória por tudo que fizemos, criamos e conquistamos, pelo compromisso de todos os nossos colaboradores e, em especial, pelo Curso de Serviço Social, coordenado pela Profa Me. Claudia Costa, uma pessoa extremamente compromissada. Destaco que quem está de parabéns não é só a comunidade acadêmica mas também a sociedade sobralense, que ganha mais um curso de excelência, com nota máxima do MEC. Estou muito feliz e só tenho que agradecer às pessoas que formam a Faculdade Alencarina”.

Serviço Social da FAL
O Curso de Serviço Social da FAL teve início em 2016 e formará sua primeira turma em 2019.2. Tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar, mediar e intervir nas ações das diferentes políticas de saúde, educação, habitação e assistência, da estrutura do estado, das relações entre o público e o privado e entre poder público e sociedade civil, dentre outras questões. As ações do curso são pautadas pelo incentivo à pesquisa, extensão e responsabilidade social, com atuação de professores mestres e doutores.