[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Na terça-feira (02), os acadêmicos do curso de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Alencarina (FAL) tiveram contato a nova ferramenta de gamificação para uso em sala de aula. A inovação aconteceu durante a disciplina de Anatomia Humana e envolveu os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Roberlandia Lopes, “A solução tecnológica utilizada em sala de aula foi o “Kahoot”, uma plataforma de aprendizado baseada em gamificação. Utilizada em escolas e instituições educacionais, a ferramenta permite a criação de jogos de perguntas e respostas, auxiliando o professor a complementar as atividades desenvolvidas, tornando o aprendizado mais divertido e interativo”, completou.
Na ocasião, o prof. Me. Edson Batista elaborou questões específicas, referentes à anatomia do sistema esquelético, promovendo uma competição saudável entre seus alunos através de disputas individuais.
Este ano a FAL vêm com a proposta de estímulo diário a este tipo de abordagem metodológica, uma vez que a mesma incita a reflexão sobre a necessidade de desenvolvimento de políticas pedagógicas que fortaleçam a formação profissional e atendam as demandas das organizações de saúde que precisam de profissionais capacitados e antenados com os novos recursos tecnológicos.
O Prof. Me. Edson Batista, comentou sobre o advento da ferramenta na instituição “as coordenações dos cursos da FAL têm facilitado a aplicação de propostas como estas. Eu, como professor, posso dizer que o uso destas tecnologia de ensino, especialmente as vinculadas ao próprio celular dos alunos, garantem uma aprendizagem mais substancial, devido às ferramentas proporcionarem meios auditivos, visuais e interacionais que são atrativos e, ainda, permitem maior retenção de informações”, afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]