Na última sexta-feira 08 de setembro de 2023, o docente da Faculdade 05 de Julho (F5), Prof. Me. João Víctor Lira Dourado, e a docente do Centro Universitário INTA- UNINTA, Profa. Dra. Alanny Rocha, juntamente com a coordenadora do Laço de Família Profa. Dra. Cláudia Costa, estiveram visitando a Casa da Mulher Cearense em Sobral, com a proposta de comemorar a parceria entre as instituições F5 e UNINTA.
A Casa de Sobral disponibilizará 24h às mulheres do município e de outras 18 cidades da região: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.
A Casa da Mulher Cearense de Sobral reúne, em um só equipamento, a Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. No local, as mulheres também recebem atendimento psicossocial e são orientadas por profissionais em um setor que atua na autonomia econômica, para que a vítima possa se tornar independente financeiramente do agressor, que em grande parte dos casos é o próprio companheiro de relacionamento.
Considerando a violência como um grande problema de Saúde Pública e necessidade do envolvimento da academia nesta pauta, especialmente no que diz respeito à formação dos estudantes implicados nestas causas, buscou-se fechar parceria com o espaço para o desenvolvimento de atividades de integração ensino-serviço-comunidade a partir dos grupos de estudo e pesquisa das instituições de diferentes cursos.
“Esta visita constituiu-se como um momento importante em busca de uma iniciativa de fechar parceria com o espaço para o desenvolvimento de atividades sobre o tema, objetivando envolver os alunos nesta para que se tornem profissionais implicados com o tema em busca de assegurar o direito das mulheres em situação de violência”, disse Prof. Me João Víctor Dourado.