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Cerimônia do Jaleco marca momento importante para alunos de Enfermagem da F5

No dia 22 de agosto, a Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou a Cerimônia do Jaleco, para estudantes do 4º período do curso. A solenidade aconteceu no Auditório Profª. Eliana Aragão, Anexo B, do Centro Universitário Inta (Uninta). A Cerimônia do Jaleco simboliza o compromisso dos estudantes com sua formação e principalmente com a saúde de seus futuros pacientes. Esse é um momento muito esperado pelos alunos, pois é considerado como um marco transitório entre a formação intelectual e as primeiras experiências práticas com contato direto com pacientes. Dessa forma, a celebração é o momento na qual o estudante se compromete em cumprir com eficiência suas responsabilidades profissionais e aprendem a utilizar de forma

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F5 e PAED realizam mais uma edição do Ciclo de Acolhimento e Integração dos Calouros

A Faculdade 05 de Julho (F5) e o Programa de Apoio ao Estudante e Docente – PAED, juntamente com a Psicóloga e Psicopedagoga Ana Claudia Viana, realizaram mais uma ação do Ciclo de Acolhimento e Integração dos Calouros. O evento foi realizado no dia 23 de agosto na sede da instituição e contou com a presença de coordenadores e representantes de todos os cursos da F5 que expressaram a alegria de acolhê-los, falaram sobre a importância da escolha profissional e tiveram o momento de interação com “perguntas e respostas” sobre cada curso. O Coordenador da Secretaria Acadêmica, Cassio Cesary, falou sobre ‘o primeiro acesso ao sistema acadêmico’, explicando as principais dúvidas dos novatos da F5. Contamos também, com a participação

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Curso de Enfermagem da F5 cria Manual de Metodologia Ativas na Prática para Discentes e Docentes

O Curso de Enfermagem da Faculdade 05 de Julho (F5) cria o Manual de Metodologia Ativas na Prática do Curso de Enfermagem para alunos e professores da instituição. De acordo com a Profa. A Dra. Roberlandia Evangelista Lopes Ávila, a criação deste manual vem na perspectiva de auxiliar a compreensão dos docentes, bem como dos alunos sobre a aplicação de metodologias atividades em sala de aula, a exemplo, do Team-Based Learning conhecimento como Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr) e (Problem-Based Learning – PBL conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas. Logo, orientando os professores e alunos sobre as etapas e materiais utilizados para utilização destes em sala de aula. Logo, acredito que dispor de um material instrutivo

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Professora do Curso Direito da F5 participa de Podcast sobre Violência contra à Mulher

No dia 19 de agosto, a Dra. Profª. Yana Bruna Pimenta, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) participou do episódio do podcast “A violência contra a mulher e a responsabilidade social mediante a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha”, organizado pela RL Clínica Integrada. O momento aconteceu no município de Mucambo-CE. O evento trouxe a relevância do Agosto Lilás, campanha anual de combate à violência contra a mulher. Na ocasião foi construído um bate-papo com a participação da Advogada, Profª. Dra. Yana Bruna, Dr. Ronaldo César, Dra. Layana Liss e Analy Pimenta. A violência contra mulheres implica numa das principais formas de violação dos seus direitos humanos, direitos à vida, à saúde e à integridade

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CAMPANHA AGOSTO DOURADO: F5 lança campanha de Doação de Frascos de Vidros para o banco de leite da Santa Casa

O mês de agosto é dedicado ao incentivo das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Considerado o “padrão ouro” para a nutrição de recém-nascidos, auxiliando na digestão, no ganho de peso e no fortalecimento da imunidade, a Faculdade 05 de Julho (F5), iniciou a campanha do Agosto Dourado F5, incentivando a doação de frascos de vidro com tampa plástica para o armazenamento do leite materno. Essa mobilização social faz parte do “Agosto Dourado”, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nesse contexto, a F5, através dos membros Liga Acadêmica de Anatomia Humana da F5 (LAAHF5) lançaram no dia 10 de agosto de 2022, a campanha do Agosto Dourado F5, com o objetivo de arrecadação de frascos de

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Docente do Curso de Direito da F5 defende pesquisa de mestrado sobre a utilização da Inteligência Artificial em Decisões Judiciais

No dia 18 de agosto, a Profª. Ana Débora, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) realizou a defesa da sua dissertação de Mestrado intitulada “Inteligência artificial (IA) à luz da teoria da decisão: um estudo sobre a utilização da IA em Decisões Judiciais “, no Programa de Pós-graduação em Direito, da UNICHRISTUS. O tema abordado trabalhado pela referida professora é de suma relevância tendo em vista que atualmente a tecnologia encontra-se presente em todos os locais, principalmente, no judiciário brasileiro. De acordo com a Profª. Ana Débora, “o trabalho versa sobre quais os pontos onde o uso da IA em decisões judiciais se mostram benéficos e quais fatores se fazem necessário ter cuidado. Ao investigar sobre

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Acadêmicos do Curso de Direito da F5 apresentam pesquisa na I Jornada de Mediação Familiar

Nos dias 17 e 18 de agosto, estudantes do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) participaram da I Jornada de Mediação Familiar, que teve como tema “Desafios e possibilidades da Mediação Familiar”. Evento promovido pelo Programa Laços de Família, da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O evento ocorreu em primeiro momento no auditório da Defensoria Pública de Sobral e em um segundo momento na sede do Programa Laços de Família. Durante a jornada foi realizada palestra com a Dra. Rozane Magalhães (Defensora Pública do Estado do Ceará) e apresentação de trabalhos acadêmicos. Os alunos do Curso de Direito, André Richer (7° período), Maria José (5° período), Ivo Oliveira (6° período), Flávio Nascimento (7° período) e Fabiana

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Moradores da Serra do Jordão recebem ações da ‘F5 na Comunidade’

No dia 18 de agosto, a Faculdade 05 de Julho (F5) realizou uma ação da “F5 na Comunidade”, que é um Projeto de Extensão e Responsabilidade Social da F5. O momento aconteceu no Distrito do Jordão, na praça da Igreja Nossa Senhora da Saúde, com a presença dos professores e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Administração, ofertando serviços gratuitos de saúde e cidadania, como: promoção de ações em saúde mental, consultoria voluntária para microempreendedores, aferição da pressão arterial e Glicemia. A Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social da F5, Profª. Me. Karlla Veras, ressalta: “Foi importante realizar ações de extensão e responsabilidade social, envolvendo os acadêmicos dos cursos de graduação da F5, através do projeto F5

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LAAHF5 têm capítulo publicado no e-book ‘Educação e Interdisciplinaridade: Teoria e Prática, da Editora Atena’

Os membros e docentes da Liga Acadêmica de Anatomia Humana da F5 (LAAHF5), publicaram um capítulo de livro, no E-book: Educação e Interdisciplinaridade: Teoria e Prática, da Editora Atena. O capítulo intitulado: “Anatomia Humana e o Acesso à Comunidade através do Projeto de Extensão Anatofera: O Corpo Humano no Enem”, obteve a orientação da Profª. Me. Karlla Veras e Profº. Ricardo Miranda, que também são autores da obra, junto com quatro membros da LAAHF5, que são discentes dos cursos de enfermagem e fisioterapia da F5. O trabalho publicado apresentou o relato de experiência realizada pelos acadêmicos e membros da LAAHF5, na realização das ações de extensão sobre anatomia humana e fisiologia, para estudantes do ensino médio de escolas públicas, através

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Diretora é nomeada Coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas Brasileira

Nesta terça-feira, 16, com publicação no Diário Oficial da União (DOU), a professora Dra. Michelle Alves foi nomeada coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas Brasileiras (CAMEM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A CAMEM é responsável por monitorar e acompanhar a implantação dos cursos de graduação em medicina nas Instituições Federais de Ensino (IFES), realizando visitas periódicas de acompanhamento e monitoramento in loco, além do acompanhamento mensal nos novos cursos de medicina criados nas IFES, até a emissão do ato regulatório de reconhecimento dos cursos, dentre outros objetivos. A docente, que já é membro da comissão desde 2017, falou sobre esta honrosa missão. “A CAMEM tem dado forma a um importante e inovador processo educacional. O

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