O Curso

Propostas do curso

O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil forma profissionais capacitados a projetar, construir, gerenciar e avaliar projetos relacionados a edificações, estruturas, transportes, saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. O objetivo é formar engenheiros habilitados a atuar em diferentes áreas da Engenharia Civil, com capacidade para compreender e solucionar problemas complexos relacionados à construção e desenvolvimento de projetos de infraestrutura.

O Profissional

O perfil do profissional de Engenharia Civil é de alguém com habilidades técnicas, criatividade, visão sistêmica e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, o engenheiro civil precisa ser responsável, ético e estar atualizado com as últimas tendências e tecnologias da área.

As atribuições do Engenheiro Civil incluem desde a concepção de projetos, elaboração de orçamentos e cronogramas, supervisão da construção, garantia da qualidade dos projetos, avaliação e gerenciamento de riscos, até a manutenção e preservação das construções. O Engenheiro Civil também é responsável pela análise de viabilidade econômica e ambiental de projetos, além de garantir a segurança e o bem-estar das pessoas envolvidas no processo.

Em resumo, o curso de Engenharia Civil prepara profissionais habilitados para atuar de maneira responsável e eficiente na construção de um mundo melhor e mais seguro, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiros Civis é amplo e diversificado, pois estes profissionais são responsáveis por desenvolver soluções para os mais diversos problemas da sociedade, desde a construção de edifícios, rodovias, hidrelétricas, até soluções urbanísticas e ambientais. É possível atuar em empresas de construção civil, consultorias, órgãos públicos, universidades, entre outras. Além disso, o Engenheiro Civil pode também optar por se especializar em áreas como estruturas, transportes, saneamento, meio ambiente, entre outras, ampliando ainda mais as suas oportunidades de atuação.

Em resumo, o Bacharelado em Engenharia Civil é uma graduação que forma profissionais capacitados, com conhecimentos teóricos e práticos para atuar em diversas áreas da sociedade, garantindo a segurança, a funcionalidade e a estética das obras civis. O mercado de trabalho é amplo e diversificado, oferecendo boas oportunidades para os profissionais formados nesta graduação.

Coordenação do Curso

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2007. Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MACFA-UECE), 2013. Doutorado pelo Departamento de Hidráulica e Engenharia Ambiental (DEHA) pela Universidade Federal do Ceará, 2019. Graduado em Engenharia Civil pela Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), 2023. Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade 05 de Julho (F5).